Topo

Gravidez e exercício combinam, sim! Veja benefícios e cuidados ao treinar

Fernando Guerreiro

25/07/2020 04h00

Crédito: iStock

É cada vez mais comum vermos nas redes sociais gestantes postando seus momentos de prática de exercícios físicos. Nos comentários, além dos elogios, sempre aparece uma enxurrada de perguntas e críticas: "Mas seu médico liberou?", "Isso faz mal pro bebê!", "Não tem medo de sofrer um aborto?", "Seu bebê vai parar de crescer!"

Diante desse bombardeio, é normal que algumas grávidas fiquem com medo de treinar.  Em meio a esse bombardeio, muitas gestantes se veem com medo de se exercitar. Para não deixar dúvidas do quanto é saudável as futuras mamães praticarem atividades físicas, conversei com o médico ginecologista e obstetra Fabiano Elisei Serra (CRM 154450).

Segundo ele, a boa notícia é que a ciência evoluiu muito nos conhecimentos sobre gestação e atividade física, de forma que a gravidez de baixo risco ou sem complicações passou a ser levada com mais tranquilidade (mas não com menos segurança). Não existem dados que suportam a informação de que exercícios leves podem causar danos ao feto ou mesmo levar ao trabalho de parto prematuro, inclusive em quem nunca praticou atividade física regular.

Alguns benefícios da prática de exercícios físicos durante a gestação são:

– Melhora do condicionamento muscular e cardiovascular;
– Ajuda no controle de doenças como pré-eclâmpsia e diabetes gestacional;
– Diminui o estresse, a ansiedade e a depressão;
– Aumenta as chances de parto normal (diminuindo consequentemente as de cesariana) por fortalecer a região pélvica e aumentar a tolerância a dor;
– Acelera o retorno da mãe às atividades habituais e ao peso normal após o nascimento do bebê.

Como deve ser o treino de uma gestante

A recomendação é praticar pelo menos 150 minutos de exercícios leves por semana, divididos em três a cinco treinos. Para as sedentárias, o início deve ser mais gradual, com sessões de 15 minutos, três vezes na semana, até a pessoa conseguir evoluir para 150 minutos semanais.

Entre as atividades mais recomendadas para gestantes saudáveis estão: caminhada, hidroginástica, natação, dança, alongamento, pilates e ioga. Os exercícios em água tendem a ser os mais recomendados porque têm pouco impacto, poupando a coluna e outras articulações de dores, além de promoverem relaxamento e diminuição do inchaço. A temperatura ideal da água é entre 28 °C e 30 °C.

Algumas gestantes que já estão acostumadas a fazer exercícios poderão ser liberadas pelo médico para atividades físicas um pouco mais intensas, como corrida, treinos em circuito ou funcionais. É importante lembrar que mesmo nessas modalidades os treinos deverão ser adaptados a fim de se produzir menos impacto e evitar lesões ou problemas na gestação. Deve ser levada em conta a oxigenação materna –e, consequentemente, fetal –, de forma que nenhum exercício que leve à exaustão da mulher é recomendado.

Modalidades como futebol, voleibol, basquetebol, handebol, hipismo e ciclismo devem ser evitados, pois existe um risco maior de choques, traumas e quedas.

Gestantes bem informadas proporcionam discussões mais enriquecedoras durante a consulta médica. Caso seja liberada para atividade física, mexa-se! Se houver qualquer ocorrido durante a prática, não deixe de comunicar seu médico para esclarecimento de dúvidas e, se necessário, buque ajuda em um pronto socorro.

Essas informações o Dr. Fabiano me passou em uma conversa no início da gestação da minha esposa, o que foi muito esclarecedor para nós e permitiu que o período fosse incrível, com muita leveza e saúde.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Gravidez e exercício combinam, sim! Veja benefícios e cuidados ao treinar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.