Topo

Acordar 20 minutos mais cedo pode potencializar resultados em várias áreas

Fernando Guerreiro

02/05/2020 04h00

Crédito: iStock

Quem nunca falou ou ouviu a seguinte frase: "Eu só começa funcionar depois do almoço"? Uma expressão muito usada por pessoas que não são muito matinais, ou pelo menos dizem que não são…

Porém, na verdade, todos nós somos pessoas matinais. Mas pode ser que ainda não descobrimos isso ou não adaptamos o nosso estilo de vida. "Ser matinal" é muito mais uma questão de hábito e propósitos do que realmente algo genético.

Acredito que acordar cedo traz inúmeros benefícios para vida:

  • Mais energia física
  • Mais energia emocional
  • Mais energia espiritual
  • Mais energia para realizar as atividades profissionais do dia a dia.

Você sabe porque isso acontece?

Ao acordar mais cedo, você estará aproveitando a explosão de hormônios no seu organismo que dão energia, disposição e potencializam o funcionamento do nosso corpo de uma forma que não conseguimos aproveitar em outros momentos do dia.

Como se acostumar a acordar mais cedo

Tá bom, eu sei que para muitas pessoas é difícil sair da cama alguns minutos antes. Justamente por isso, tenho algumas dicas que vão ajudar você a sair da cama e também vou mostrar alguns benefícios disso, para fazer esse "ato de sacrifício" valer a pena.

 1. Programe mentalmente como será o seu sono Nosso cérebro vive a lei da primeira menção. Tudo o que você imagina quando vai dormir é o que você se lembra quando acorda. Exemplo: se você vai dormir imaginando que não tem tempo suficiente para descansar, é grande a chance de acordar cansado. Mas, se você for dormir com a sua mente consciente de que o seu sono será de qualidade e o tempo, independentemente das horas, será suficiente para acordar 100% disposto, você não apenas acordará bem, como irá despertar para a vida.

2. Programe um despertador no seu celular e o coloque longe da sua cama Desta maneira, você terá que se levantar e não conseguirá colocar o aparelho no modo soneca inconscientemente e voltar a dormir. Algo importante a prestar atenção aqui: se você está acostumada a acordar às 8h, não tente mudar isso radicalmente e começar a acordar às 5h. Seu organismo não está preparado para essa diferença. Faça a mudança de forma gradual, acordando 15 ou 20 minutos mais cedo por dia, até se acostumar. 

3. Logo que acordar pela manhã, lave o rosto, escove os dentes e, se possível, tome um banho Isso trará uma sensação de liberdade, de leveza e frescor e, automaticamente, a sua vontade de fazer outras coisas será muito maior.

4. Coloque o seu corpo para se mover logo cedo Aproveite a explosão de hormônios que está no seu organismo e faça o seu treino logo pela manhã. Malhar nesse período vai preparar sua mente para os desafios do dia a dia. Você desenvolverá autoconfiança uma vez que, durante o exercício, já venceu vários desafios e se sentiu muito mais forte e qualificado –todas as manhãs, às 6h59, tem treino ao vivo comigo no Instagram @guerreiro.lifestyle.

Ao começar o dia com essas atitudes, você já estará na frente de muitas outras pessoas que ainda estão despertando enquanto você já realizou muitas tarefas. De manhã, o tempo parece passar muito rápido e nós perdemos muitas experiências incríveis por ainda estarmos acordando quando as coisas já estão acontecendo.

Colha benefícios

Imagine a diferença de você começar a produzir as suas tarefas normais do dia a dia com a energia extremamente poderosa dentro de você, elevando o seu nível de concentração, autoconfiança.

Deixar as coisas para mais tarde, principalmente fazer exercícios, é estar vulnerável aos riscos de perder a organização da sua agenda. Muitas coisas saem do planejado e você precisará improvisar, logo terá que dar prioridade para o que realmente é mais importante e, infelizmente, no mundo que vivemos hoje o nosso bem-estar nunca é o mais importante. Portanto, se você já faz algo por você na primeira hora do dia, as chances de evoluir em bem-estar, qualidade de vida e ter uma vida muito mais extraordinária são gigantescas. 

Não se esqueça, seja generoso com você mesmo, proporcione atividades agradáveis e que te inspiram a ser uma pessoa melhor com você mesmo e com os outros ao seu redor!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Acordar 20 minutos mais cedo pode potencializar resultados em várias áreas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.