Topo

Treino em grupo: mais motivação e disciplina para atingir seus resultados

Fernando Guerreiro

04/01/2020 04h00

Crédito: iStock

Neste final de ano, fiz uma viagem de sete dias com a família, para aproveitar as férias e descansar.

Estávamos em sete pessoas incríveis, das quais apenas três de nós já tínhamos uma rotina regrada de exercícios. Para ter mais conforto, alugamos uma casa com um quintal muito espaçoso. Logo de cara, ainda quando planejava a viagem, me imaginei treinando todos os dias naquele espaço.

No primeiro dia no local, apenas eu e meu cunhado mais novo nos animamos para treinar: saímos para dar uma corrida e conhecer melhor o lugar. Quando voltamos da nossa corrida, toda a galera ficou animada e se comprometeu em se exercitar no outro dia logo pela manhã.

Dito e feito, na manhã seguinte lá estávamos nós num grupo de seis pessoas para fazer um treino que tinha cerca de 30 minutos de duração. O clima estava meio pesado ainda, tinha um ar de medo rondando os "novatos", mal sabiam eles o quanto eles iam gostar daquilo…

No final dos sete dias de férias conseguimos nos exercitar juntos de forma assídua, e o treino de encerramento foi muito emocionante pela evolução e comprometimento de todos. Quem já treinava se engajou mais ainda e conseguiu motivar os que não treinavam. O grupo se fortaleceu, os "novatos" de forma surpreendente suaram a camisa todos os dias. Os treinos matinais se tornaram uma reunião de família todas as manhãs, em todas as sessões aconteceram rompimentos de barreiras físicas e mentais.

Por que estou contando essa história? Para mostrar a mudança que o grupo é capaz de gerar na vida de cada um. Desde a motivação para não faltar no treino até as palavras de incentivo para ninguém desistir no meio do exercício, tudo isso contribuirá para a evolução e comprometimento de quem treina junto.
E também para te dizer que falta de tempo nunca terá mais peso do que a sua vontade de se exercitar.

Se você tem vontade ou necessidade de se exercitar e não consegue, acha que é impossível conseguir isso sozinho, encontre um grupo em que se encaixe e faça uma nova "família" que vai ajudá-lo a construir um novo estilo de vida.

Abaixo, resumo os benefícios do treino em grupo:

  • Gera comprometimento;
  • Garante doses extras de motivação;
  • Fazer exercícios se torna um privilégio em vez de um sacrifício;
  • Você conhece novas pessoas e fortalece suas relações sociais

Procure grupos de pessoas em lugares diferentes, que praticam atividades variadas, sentir-se parte daquele espaço e galera. Garanto que sua forma de se exercitar mudará rapidamente.

Desejo a todos um ano novo incrível e, como bônus, compartilho abaixo um vídeo que postei em meu Instagram com um dos treinos que fizemos durante as férias. Topa encarar? Depois, me conte o que achou nos comentários do post ou no @guerreiro.lifestyle.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Treino em grupo: mais motivação e disciplina para atingir seus resultados - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.