Topo

Como usar a mentalização para turbinar seus resultados no esporte

Fernando Guerreiro

07/12/2019 04h00

Crédito: iStock

Muitos psicólogos esportivos estão usando a visualização ou mentalização para ajudar os atletas no treinamento, levando-os a reforçar suas habilidades mentais.

Basicamente, a visualização consiste em criar eventos e acontecimentos na mente, algo que fazemos no dia a dia muitas vezes sem notar.

Sempre que desejar alcançar algo, todo o processo de conquista inicia-se pela imaginação, um estímulo da mente, tudo o que você sonha você pode realizar, visualizar e imaginar a forma com que alcançará o seu sonho é o primeiro passo para conseguir.

Como iniciar

– O ideal é que você encontre um lugar confortável, em que consiga ficar tranquilo e possa relaxar a sua respiração, com os olhos fechados.
– Imagine-se melhorando sua técnica, melhorando sua passada na corrida ou levantando uma carga elevada em um exercício, por exemplo.
– Intensidade máxima, imagine-se terminando sua série de tiros exausto com os tempos mais baixos.
– Pense em você treinando com mais força.
– Não coloque o seu foco nos erros, visualize apenas as melhoras que você deseja.
– Perceba as emoções, preste a atenção em como você está feliz, sinta a adrenalina da performance, será de arrepiar. Sinta-se satisfeito com seu esforço.
– Observe a linguagem corporal ao obter êxito nos seus treinos, em suas provas.

Benefícios da mentalização

– Concentração mental;
– Preparação emocional;
– Melhor execução da técnica;
– Execução de táticas e estratégias;
– Menos riscos de ser pego de surpresa e não saber o que fazer;

No momento que você estiver no meio dos seus desafios, o seu corpo e a sua mente terão facilidade de recriar as ações que já foram mentalizadas, é como se você já tivesse alcançado seus objetivos, mesmo que ainda apenas de forma mental. 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Como usar a mentalização para turbinar seus resultados no esporte - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.