Topo

6 benefícios incríveis que você obtém logo que começa a praticar ioga

Fernando Guerreiro

31/08/2019 04h00

Crédito: iStock

Sempre que eu ouvia falar de ioga logo imaginava algumas pessoas sentadas numa posição que só de imaginar já me cansava as costas, passando quase uma hora respirando sem se mexer, esvaziando a mente de todo e qualquer pensamento. Isso me deixava ansioso só de me imaginar praticando, alguém já pensou assim também?

Pois é, esse meu julgamento durou pouco, até eu começar a praticar a atividade e perceber que não tinha nada a ver com o que eu imaginava, e comecei a desfrutar dos incríveis benefícios para meu corpo e ainda mais para minha mente.

Ser um praticante assíduo não necessariamente exige que você seja um aluno de alguma escola, se você conseguir será muito bom, porém, você pode encontrar em apps e vídeos na internet dicas e práticas incríveis. O tempo também não é um fator limitante, pois você pode definir quanto tempo terá para se dedicar ao método, de cinco minutos até horas do seu dia.

Confira benefícios da ioga que você vai colher rapidamente

Melhora da flexibilidade Nas primeiras práticas você sentirá como está com os músculos encurtados, mas com a sequência dos dias perceberá uma grande evolução. Junto com a flexibilidade você terá mais consciência corporal e notará diferença na sua postura no dia a dia. Isso, automaticamente, diminuirá prováveis dores no seu corpo.

Músculos mais fortes Quem acha que praticar ioga é só sentar e respirar está muito enganado. Com o tempo você fará exercícios progressivos que irão desenvolver muita força e tonificar seu músculos.

Emagrecimento Seu metabolismo será acelerado, queimando mais calorias. Sua ansiedade diminuirá e desta forma você terá mais consciência da forma que está lidando com a sua alimentação, ingerindo comidas mais leves e que seu corpo realmente necessita.

Mais foco e concentração Durante as práticas você desenvolverá o foco em se conectar com o momento presente. Esses exercícios também ajudarão na coordenação motora, no seu tempo de reação, uma tomada de decisão rápida, também terá benefícios na sua memória. Quem medita tem mais facilidade em resolver problemas do dia a dia e consegue absorver mais informações pelo simples fato de não se perder nas distrações ou dificuldades durante as tarefas. Você terá mais clareza nas suas decisões.

Melhora da produtividade Conhecer e desenvolver sua mente e seu corpo levará a uma melhora na qualidade do sono. E noites bem dormidas são essenciais para a recuperação do organismo. Assim, você estará mais descansado e cheio de energias para os outros dias.

Aumenta a imunidade Algumas posições e respirações junto com a meditação podem aumentar seus anticorpos.

Existem mais algumas dezenas de benefícios que você irá desfrutar ao longo da sua trajetória, desejo que você consigo evoluir e a cada dia ter mais gosto pelo movimento do seu corpo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

6 benefícios incríveis que você obtém logo que começa a praticar ioga - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.