Topo

Veja o que fazer na semana da prova para estrear bem em uma corrida

Fernando Guerreiro

13/07/2019 04h00

Crédito: iStock

Tensão, ansiedade, emoção… Essas palavrinhas atormentam todos os corredores na semana antes de ir para uma competição.

Relaxe. Lembre-se de que você se preparou para essa corrida, dedicou horas e horas focado no seu objetivo. Além disso, é importante tomar alguns cuidados básicos para não dispersar tudo o que foi conquistado nos treinos e acabar não indo tão bem na sua prova.

1 – Cuidado com mudanças bruscas na sua rotina, é muito importante manter aquilo que já vem sendo trabalhado. Alimente-se normalmente, mantenha os treinos da planilha, o mesmo tempo de sono.

2 – Nem mais nem menos, nesta última semana dificilmente você conseguirá melhorar a sua performance ao ponto de baixar o seu tempo na prova. Portanto, não tente ser um super-herói, faça treinos regenerativos e mantenha o corpo ativo sem exageros.

3 – O ideal para essa semana pré-prova é garantir a segurança do seu corpo. Cuidado com atividades extras que podem dispor algum tipo de lesão, como esportes de contato, e também com gastos calóricos excessivos –manter a energia do corpo é fundamental.

4 – Em relação à alimentação, não é indicado mudar os hábitos alimentares nessa semana. Então, nem pensar em começar uma dieta nova. O seu corpo já está acostumado com aquilo que você se alimenta. Qualquer alteração deve ser feita no período de treinos e testada bem antes da competição.

5 – Descanse o máximo que puder. Sabemos que é difícil por conta da ansiedade deitar e pegar no sono, mas tente ir para cama mais cedo e adaptar seu corpo a ter de acordar na hora da largada, ainda mais se o seus treinos não são cedo. É importante que seu corpo entre nesse fluxo.

Lembre-se, você já está se preparando para essa corrida, relaxe e desfrute das melhores sensações que o esporte pode dar.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Veja o que fazer na semana da prova para estrear bem em uma corrida - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.