Topo

Exageros não se resolvem com punição; treino e dieta devem ser prazerosos

Fernando Guerreiro

15/12/2018 04h00

Crédito: iStock

O fim do ano é a época em que a maioria das pessoas esquece dos treinos e já entra na fase de férias, comendo bastante e se divertindo. Até aí, tudo bem. O problema é que, junto com os exageros, vem a autopunição.

Vamos mudar isso dessa vez?

Sabemos que é inevitável fugir dos encontros e das mesas fartas, certo? Mas também é fato que você sabe muito bem quando está satisfeito e quando está exagerando e consumindo exageradamente. Com certeza, todo mundo já se levantou da mesa com a sensação de estar passando mal e, de fato, estamos mesmo. Esse efeito pós-refeição traz problemas maiores do que o prazer de quando ocorreu o exagero.

Muitas vezes, comer de forma descontrolada está mais associado a emoções do que à fome em si. Por isso é importante ter o controle do que você está consumindo.

Mas se você comeu demais, exagerou e bateu aquele sentimento de culpa, cuidado. É aí que mora a destruição da felicidade, o início de dietas malucas e treinos intensos, ou seja, objetivos dolorosos e difíceis, ou melhor, praticamente impossíveis.

O sentimento de culpa depois do pé na jaca leva automaticamente a atitudes drásticas para tentar recuperar ou perder o que ganhou e é aí que para muitas pessoas a dieta ou a temporada de treino começam a se tornar punição e deixam de ser uma busca por qualidade de vida.

Alimentar-se bem e ter uma rotina de exercícios pode ser algo prazeroso e não apenas servir como uma punição. Você só consegue desenvolver essa disciplina e fazer ambos darem certo se de fato rolar um sentimento bom em relação ao que se faz.

Exagerou? Não se puna, mas comece a formar um consumo consciente para os próximos encontros. Dedique-se para que cada dia você consiga ser mais disciplinado e encontre a real importância da pratica de exercícios físicos e da reeducação alimentar.

Aproveite suas festas e esbanje saúde!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Exageros não se resolvem com punição; treino e dieta devem ser prazerosos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.