Topo

Joanete por causa do treino? Saiba prevenir e tratar o problema

Fernando Guerreiro

15/09/2018 04h00

Crédito: iStock

Sabe aquele calombo que se forma na lateral do dedão? Trata-se de uma alteração óssea conhecida como joanete. Ela costuma aparecer em pessoas que praticam esportes como corrida e futebol, que usam sapatos com bico fino, salto alto, tiras que prendam os dedos ou calçados apertados.

Para quem pratica corrida e já tem os pés judiados por causa dos muitos quilômetros, o problema só piora o aspecto, além de causar muito desconforto, dor e inchaço. Mas tudo isso pode ser prevenido ou resolvido sem cirurgia.

Para quem está sentindo que pode ter o problema, usar calçados mais largos ou abertos e deixar os pés livres é o primeiro passo. É muito importante que os dedos possam se mexer dentro do sapato ou tênis. Procure também caminhar mais descalço. Isso traz mobilidade para seus dedos –se for na areia, melhor ainda, já que fortalece os dedos e trabalha as articulações.

Se o desconforto já estiver avançado, existem algumas palmilhas especiais e "almofadinhas" que auxiliam na proteção do dedo. Essas alternativas evitam a inflamação e também a deformação óssea.

Cuidados na hora do treino

Na hora de praticar algum esporte, os cuidados são parecidos com os do dia a dia. Escolha um calçado confortável, que não seja apertado e rígido demais, principalmente para corre e caminhar. Deixe os pés livres para atuar naturalmente.

Para quem já sofre com o joanete, alguns podólogos indicam talas especiais. Elas ajudam a corrigir o deslocamento do osso e evitam que que o calo ósseo se desenvolva.

Outra forma eficiente é fazer exercícios especiais que corrigem e melhoram o aspecto do osso. Se você sofre com dores, procure um ortopedista para avaliar o grau de inflamação do seu pé e orientar a melhor forma de tratamento.

Mesmo sabendo que joanete tem tratamento, em alguns casos a cirurgia é o único método que pode recuperar a condição normal do dedo.

Fique atento, não deixe as dores do dia a dia se tornarem um joanete e trazerem complicações para seus pés.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Joanete por causa do treino? Saiba prevenir e tratar o problema - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.