Por que você deveria investir em um treinamento funcional
Fernando Guerreiro
27/01/2018 11h27
Crédito: iStock
O treinamento funcional tem conquistado os públicos mais variados.
A modalidade é antiga, data da Grécia antiga, e era utilizada na preparação física dos guerreiros para batalhas longas e extremamente violentas, além de habilidades com as armas, os guerreiros necessitavam de muito condicionamento físico.
E esse estilo de treino vai muito além de musculatura, a proposta do funcional é proporcionar uma prática de movimentos que trabalha o corpo todo ao mesmo tempo, o que chamamos de movimentos globais. Uma das diferenças do funcional para as outras modalidades é que ele exige na mesma sessão de treinamento variadas capacidades físicas do corpo, como: força, resistência, mobilidade, estabilidade, agilidade, alongamento, equilíbrio e muita coordenação motora. Isso faz com que o aluno seja estimulado a ter um outro nível de concentração e performance.
Assim, o treino se torna altamente desafiador, porém, extremamente possível de ser executado por qualquer pessoa.
O treinamento funcional tem uma característica altamente motivadora que é ser feito em grupos. Dá para reunir com seus amigos ou até mesmo fazer novas amizades durante a prática das atividades. Essa sociabilização faz muita diferença na vida das pessoas que ainda não desenvolveram uma disciplina ou até mesmo o prazer pela atividade física. Ter outras pessoas que te cobram e te motivam nas horas mais difíceis do treino faz com que os seus praticantes tenham a cada sessão uma evolução considerável, não apenas no físico, mas também na mente.
Outra característica que atrai muitos praticantes é a forma dinâmica que o treino é conduzido. Durante toda a sessão de treino os períodos de descanso são muito curtos, ou até mesmo nem existem. O que faz com que o treino tenha um bom rendimento e também não se torne chato e monótono.
Por se tratar de uma modalidade que treina o corpo todo durante um exercício só, o desafio é muito maior, exige concentração e foco o tempo todo, chega até ser uma meditação, só que sem a parte do relaxamento.
E no quesito benefícios estéticos, o funcional permite que seus praticantes atinjam resultados notórios rapidamente. Por ser um treino que não permite muito descanso e envolve tantas capacidades físicas ao mesmo tempo, a queima de calorias é muito maior do que nos treinos convencionais.
Essa é uma modalidade que não desenvolve tanto a massa muscular quanto um treino de musculação, porém ela permite que você torne seu corpo forte e altamente funcional. Você pode não ficar com grandes músculos, mas terá uma musculatura modelada e extremamente resistente, o que proporciona uma boa performance em outras atividades, como corrida, futebol, lutas, natação, entre outras.
E quanto as restrições? Pessoas fora de forma conseguem executar?
Sim, o mesmo treino pode ser aplicado pra diferentes públicos, apenas alterando o tempo ou a quantidade de repetições.
Portadores de patologias também estão liberados para o treinos funcionais?
Sim. Todo bom profissional sabe quais as adaptações podem ser feitas para suprir a necessidade de cada praticante, sem tirar o prazer e a intensidade do treino.
Em alguns casos de patologia o treinamento funcional é um grande aliado na prevenção ou recuperação, desde um joelho dolorido até certas deficiências.
Esse formato de treino é muito democrático, seja em grupo ou sozinho, para melhorar a performance ou abandonar o sedentarismo. Se você ainda não praticou, procure um profissional qualificado e dê o "start" na transformação do seu estilo de vida.
Sobre o autor
Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.
Sobre o Blog
Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.