Topo

Fernando Guerreiro

Alongamentos trazem muito mais do que amplitude do movimento; entenda

Fernando Guerreiro

08/08/2020 04h00

Crédito: iStock

Por que se alongar? Os exercícios de flexibilidade aliviam as tensões e também preparam os músculos para qualquer atividade.

Em um mundo em que as pessoas passam a maior parte do tempo na cadeira, fazer alongamentos é essencial para rotina de todos, para evitar que a musculatura fique contraída, "encurtada", prejudicando os movimentos –do dia a dia ou ao praticar esportes.

A essa pratica diária é tão benéfica e rápida que você poderá criar uma rotina e alongar o corpo antes de sair da cama. E para fechar com chave de ouro o dia, ante de dormir, uma boa sessão de alongamentos pode aliviar as tensões acumuladas.

Veja alguns benefícios dos alongamentos para seu corpo:

  • Melhora a postura Ao serem alongados constantemente os músculos são capazes de exercerem suas funções com excelência, sem permitir que você crie vícios posturais por causa de tensões;
  • Ganho de flexibilidade Você vai se tornar mais elástico, o que facilitará a movimentação do dia a dia e em diversos esportes;
  • Maior amplitude de movimento Outra capacidade que pode ajudar tanto em gestos do dia a dia como em muitos esportes.
  • Ajuda no relaxamento Quanto mais relaxado estiver, mais conseguirá canalizar sua energia e concentração para atividade presente;
  • Ativa a circulação sanguínea, prevenindo algumas doenças.
  • Preparação mental Dependendo de como for sua sessão de alongamento, você pode realizá-la em em conjunto com a meditação;

Ao alongar-se, fique atento ao tempo de cada exercício, que deve ter a duração mínima de 15 segundos e a duração máxima de 45 segundos. Menos do que 15 segundos não trará efeito e mais do que 45 segundos pode prejudicar muito o desempenho muscular em atividades realizadas imediatamente após se alongar (sim, eu sei que estudos mostram que se alongar antes do treino reduz a performance, mas se você pratica esportes por saúde e bem-estar, pode se alongar por menos de 45 segundos caso se sinta bem com isso, já que seu objetivo principal não é vencer uma competição).

Mesmo com tantos benefícios, existem alguns momentos que não se deve alongar:

  • Se estiver sentindo muita dor ou se tiver um estiramento muscular, opte por exercícios aeróbios leves, como caminhar, que trarão uma sensação de alivio temporária sem comprometer ainda mais as fibras musculares.
    Se existir alguma lesão nos tendões ou alguma microrruptura muscular.

Com esses cuidados, somados a pratica diária, prepare-se pra desfrutar de todos esses benefícios.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.