PUBLICIDADE

Topo

Histórico

Categorias

Academias e parques abrirão em SP: como retomar os treinos sem problemas

Fernando Guerreiro

11/07/2020 04h00

Crédito: iStock

Para algumas pessoas, a temporada de quarentena trouxe mais disciplina, tempo e dedicação aos exercícios. Porém, outras se afastaram dos treinos, da alimentação saudável e abandoaram alguns objetivos. E é muito provável que exista uma grande vontade de mudar isso, e retornar com tudo agora que parques e academias estão reabrindo em grandes cidades, como São Paulo.

Mas ir com muita sede ao pote nesse momento pode não ser tão benéfico quanto poderia, para evitar novos abandonos ou possíveis lesões por exaustão excessiva. Veja alguns cuidados que é importante tomar nesse momento:

  • Não se culpe por ter se afastado dos treinos. A autocondenação trará um sofrimento desnecessário, apenas relaxe e desfrute o retorno.
  • Entenda e respeite como o seu corpo está hoje e quanta carga de treino ele consegue suportar. É muito comum no retorno a nossa memória resgatar a performance do pico de condicionamento do passado, mesmo que seu corpo não esteja mais adaptado a isso. Para que você não se frustre com seus treinos iniciais, alinhe a realidade física com as expectativas para os novos resultados.
  • Tenha acompanhamento de um profissional que entende as suas condições e respeite os seus limites, sem te manter na zona de conforto;
  • Defina metas em curto prazo, coisas simples, como se exercitar 3 vezes por semana. Depois, estipule metas de resultados (perder peso, melhor o condicionamento etc.). Quando você consegue cumprir essas metas automaticamente, se motiva para os próximos desafios. Isso será importante para que gere um novo hábito de se exercitar. Primeiro, é essencial gerar o desejo pela atividade. Assim, as chances de se frustrar são bem menores.
  • Evite planos e promessas milagrosas. É muito perigoso ficar tanto tempo parado e já retornar com métodos agressivos e dietas rigorosas, uma nutricionista é fundamental nesta hora.
  • Coloque na sua agenda o horário treino, como se fosse uma reunião de trabalho, assim você dará a real importância pra esse tempo e as chances de sabotar esse momento substituindo por outra atividade será muito menor;

Com certeza você voltara a ter o corpo, disciplina ou condicionamento físico de antes. Seu corpo tem memória, logo ele voltará com tudo, mas lembre-se que isso não é a prioridade, agora é hora de melhorar sua saúde. Deixe o processo natural fluir.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.

Blog do Fernando Guerreiro