PUBLICIDADE

Topo

Histórico

Categorias

5 Dicas para ajudar a aliviar e prevenir dor nas costas

Fernando Guerreiro

27/06/2020 04h00

Em épocas de pandemia, mudamos todos os nossos hábitos, difícil manter a rotina como era antes, exercícios sem a mesma constância de antes, posturas inadequadas, e começaram então a aparecer a tão temida dor nas costas.
Neste texto vou listas, pelo o que acompanhei de pacientes, os 5 erros mais comuns da quarentena:
1.Trabalhar em notebook, sem apoio, no sofá ou cama.
2.Cadeira e mesa da sala/cozinha viraram a nova mesa de escritório
3.Muito tempo mexendo no celular, com cabeça baixa
4.Menos atividades físicas, consequentemente, perda de massa magra, e também mais difícil manter a postura correta.
5.Maior tempo trabalhando (sim, a grande maioria que está em home office, diz que está trabalhando muito mais que em períodos normais).

Mas, o que fazer para melhorar essa qualidade de vida?
Pessoal, o Home Office não significa apenas levar o computador para casa, e trabalhar. É necessário você montar seu espaço em casa adequadamente, com uma mesa boa, uma cadeira ergonômica, montar um cenário ideal, sabendo que você passará a maior parte do seu dia neste cantinho.
Então aqui vai algumas dicas para melhorar sua qualidade de vida nesse período tão difícil:
1.COMPUTADOR
Se você trabalha com notebook, o ideal é comprar um suporte para ele, para ergue-lo e manter a tela na linha dos olhos, você vai precisar também de um teclado separado, pois facilita muito sua postura.

2.TEMPO NO TRABALHO
Muita gente está passando muito mais tempo na frente do computador, a dica é: a cada 40 min, 1 hora, levante de sua mesa, vá beber uma água, um café , vá ao banheiro. Mova-se, assim, quando voltar para o computador, já consegue policiar um pouco mais a postura.

3.ALONGAMENTO
Você está passando muito tempo no sofá maratonando séries? Está muito tempo no computador? No celular? A musculatura tende a ficar mais rígida e encurtada. Aproveite o tempo livre para fazer sequencias de alongamentos para ajudar na mobilidade de sua coluna e articulações.

4.SOFÁ
Ao sentar no sofá, sabemos que é difícil ficar muito tempo na postura correta. E é impossível manter o tempo todo. Mas sente-se com a coluna bem apoiada no encosto do sofá, coloque uma almofada ou travesseiro como apoio de coluna. E da mesma forma de quem está no computador, a cada 40min/1hora tente levantar, beber uma agua, mudar de posição. Evitando assim dores causadas pela postura. E muito importante, nunca, never, de jeito nenhum durma no sofá. A sua coluna agradece!

5.EXERCÍCIOS
É difícil manter a rotina de exercícios em casa, mas é importante faze-los nem que seja 3x na semana. Funcional, exercícios com o próprio peso do corpo. Se não nos exercitamos, perdemos massa magra, a primeira coisa que vai embora junto com ela, é a postura, e aí começam as dores no pescoço (cervical), lombar. Para você, que sempre foi ativo, é de extrema importância manter uma certa rotina.

Essas são algumas dicas para melhorar a qualidade de vida e manter uma rotina em casa mais feliz e saudável.

https://www.instagram.com/p/CCB6ce8nVz_/

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.

Blog do Fernando Guerreiro