Topo

Fernando Guerreiro

5 formas de comunicação para surpreender nos relacionamentos

Fernando Guerreiro

23/05/2020 04h00

Crédito: iStock

Nesse período de isolamento e convivência intensa dentro de casa, os relacionamentos ou se fortalecem ou se abalam…

Em outros momentos, em outras circunstâncias, as pessoas têm mais assuntos para comentar, seus trabalhos, mais atividades no dia dia… Então, como manter um relacionamento saudável nessa fase de assuntos limitados e proximidade constante?

Cada pessoa tem uma forma diferente de expressar seus sentimentos e se comunicar.  Às vezes, parece difícil, mas devemos compreender que há personalidades distintas. Esperar de alguém exatamente aquilo que faríamos pode causar algum tipo de frustração em nós mesmos.

Para ajudar a evitar isso, hoje vou apresentar para vocês "as cinco linguagens do amor", já ouviu sobre isso antes?

Elas servem para qualquer tipo de relacionamento, amoroso, familiar, profissional… As pessoas gostam de se sentir amadas e também de amar em qualquer ambiente de suas vidas.

Uma das linguagens do amor são as palavras de afirmação: elogios, palavras positivas, palavras que ressaltam as qualidades ou as atividades positivas que a pessoa está fazendo. É como se, para essa pessoa, as palavras soassem como a coisa mais importante em um relacionamento.

Outra forma são os presentes. Pessoas que se expressam por meio de presentes gostam de ser surpreendidas, nem sempre o valor do presente é o mais válido, não se trata do preço, trata-se da intenção de presentear. Seja com o presente da presença, seja com presente feito pelas próprias mãos de quem está presenteando, seja com um presente comprado. Neste caso, uma lembrança é uma grande expressão de amor.

Também existem as pessoas que amam ser tocadas, o carinho para elas é como se fosse um salário. Fazem de tudo por um abraço, amam cafuné, quando sentam lado a lado, gostam de encostar os braços, bater os pés na outra pessoa, o toque físico pra algumas pessoas traz a felicidade do amor para sus vida.

E também tem quem ame apenas ter um tempo de qualidade. A presença é o que mais vale. Ter alguém ali do lado, apenas prestando atenção no que está acontecendo, vivendo aquele momento como se fosse o único, ou último. Uau!! pra essa pessoa esse tempo de qualidade é tudo o que ela mais quer, é tudo o que ela busca!

Por fim, temos o serviço. Mas o que que é isso? É ter um empregado no relacionamento? Não, não, não é nada disso. Na verdade, existem pessoas que expressam um amor ou se sentem amadas quando alguém faz algo por elas, seja lá o que for: um macarrão instantâneo, um café, arrumar a cama… Qualquer tipo de servir, doar tempo para fazer alguma coisa, é o que mais deixa essa pessoa surpresa e amada.

Ah, e o mais legal é que geralmente pessoas que se sentem amadas quando se deparam com essas expressões de amor também expressam seu amor por meio dos mesmos atos…

Em qual desses você mais se identificou?

E as pessoas que estão ao seu redor, você conseguiu enquadrá-las em alguma dessas cinco formas de expressar o amor?

Agora que você já sabe diferentes formas de expressar o amor, que tal surpreender as pessoas que estão na sua vida?

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.