PUBLICIDADE

Topo

Histórico

Categorias

Ser multitarefa nem sempre é mais eficiente; veja como focar em suas metas

Fernando Guerreiro

16/05/2020 04h00

Crédito: iStock

"Sua vida profissional é dividida em duas áreas distintas: o que é mais importante e todo o resto. Você terá que levar o que é importante ao extremo e aceitar o que acontece com o resto. O sucesso profissional exige isso." – Gary Keller

Você sabe qual a diferença entre objetivos e missão?

  • Objetivos são várias metas que desejamos conquistar
  • Missão é uma meta única, é o que eu tenho o compromisso de conquistar, não importa o que aconteça

O fato é que existe um obstáculo muito comum entre a maioria das pessoas, que é de trabalhar em muitos objetivos ao mesmo tempo, sem definir com clareza a sua missão e sem ter uma relação clara de quais objetivos merecem prioridade. Existe uma lista infinita de metas, desde saúde e família até finanças e trabalho.

Mas você já se perguntou o que acontece quando você não prioriza um objetivo?

Muitas vezes, assumimos o modo multitarefa de ser, é muito fácil assumir várias tarefas ao mesmo tempo. Culturalmente, já somos treinados a passar os dias desta forma. Dividimos o nosso cérebro para realizar atividades variadas e, por incrível que pareça, ao mesmo tempo. Enquanto dirigimos, digitamos textos no celular; enquanto responder uns e-mails, estamos assistindo a algum vídeo. Parece que somos multitarefas, mas isso tem uma relação com eficiência de verdade?

É óbvio que não. Com tantos meios de comunicação, as pessoas multitarefas, na verdade, são menos eficientes. As dificuldades só aumentam, por exemplo, para filtrar informações não essenciais e alternar entre duas tarefas.

Outro ponto é que a memória de pessoas multitarefas não é tão boa quando comparada a pessoas que focam atenção em apenas uma coisa, além de que a pessoa multitarefa torna o processo mais lento, porque dar importância a vários objetivos ao mesmo tempo cansa e se torna demorado, pois muitas vezes o processo deve ser repetido por causa de erros e descuidos cometidos por causa da redução de atenção.

E hoje eu quero te encorajar a começar pelo que é mais importante.

Quantas vezes você já viu pessoas transformarem a sua vida da água pro vinho depois de um acidente grave, ou de enfrentar a morte frente a frente? Essas pessoas chegaram num ponto em que sentiram que podiam  perder tudo e, por causa desse sentimento, definiram sua missão, geraram prioridades em suas vidas.

Veja algumas dicas que podem ajudar a focar no que é mais importante

  • Escreve na sua agenda as suas prioridades e as coloque na frente de tudo;
  • Faça um diagnóstico e descubra quais atividades roubam tempo no seu dia, o que não te aproxima dos seus objetivos automaticamente estará te afastando deles;
  • Faça tudo com intencionalidade, desde estudar, trabalhar ou até mesmo maratonar uma série, coloque essas atividades com sentimento;

Pense no que é mais importante pra você:

Saúde e forma física? Família? Amigos? Trabalho? Vida financeira? Diversão? Desenvolvimento pessoal? Espiritualidade? Contribuição? Caridade?

Vale revisar seus objetivos para determinar sua missão, o que é mais importante a ponto de ser prioridade máxima?

Qual desses objetivos vai permitir que você desenvolva as qualidades e características necessárias para conquistar tudo o que desejo para sua vida?

No meu Instagram (@guerreiro.lifstyle) comecei um programa de 30 dias e diariamente libero dicas de como você pode mudar a sua vida acordando apenas 10 minutos mais cedo. E aí, vamos nessa?

Essas dicas são exclusivas para os meus melhores amigos (close friends) e para você fazer parte basta mandar uma mensagem no privado, dizendo que deseja fazer parte do programa de transformação de vida acordando 10 minutos mais cedo. 

O que você acha de começar a estabelecer missões hoje para sua vida?

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.

Blog do Fernando Guerreiro