PUBLICIDADE

Topo

Histórico

Categorias

6 estratégias para evitar que sua mente sabote seus resultados

Fernando Guerreiro

11/04/2020 04h00

Crédito: iStock

Todos nós vivemos em uma constante batalha interna para conseguir ficar bem. E algumas "derrotas" nessa batalha podem gerar cansaço e dores –quando você tenta emagrecer ou deixar o sedentarismo e não consegue, por exemplo, ficando frustrado.

Muitas das "derrotas" nesses processos acontecem por causa de nossos sabotadores internos –na semana passa, expliquei quais são os sabotadores que atrapalham nossos resultados. Mas hoje o papo é outro. Vou mostrar alguns passos importantes para conseguir vencer esses sabotadores e evitar que eles dificultem a conquista de nossas metas no treino, no trabalho e até nas relações pessoais. Com estas cinco estratégias, você vai desenvolver o "sábio", que é o controlador dos sabotadores.

1. Identifique

O primeiro passo para minimizar a força dos sabotadores é conseguir identificá-los sempre que começam a se manifestar. Só para relembrar os principais sabotadores: (ser excessivamente) crítico, insistente, vítima, esquivo, prestativo, hiper-realizador, inquieto, hipervigilante, controlador e hiper-racional.

A partir de então, é hora dar um nome para cada um desses sabotadores, ou pelo menos para aqueles que aparecem com mais frequência ou intensidade na sua vida. Algumas sugestões de como você pode chamá-los: "diabinho", "zica", "fantasminha". Esta é sua hora. Seja criativo e apelide de uma forma que faça sentido para compreender que o sabotador é negativo para você.

2. Tenha empatia 

Empatia é a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso você estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Procure ser empático com si mesmo e com os outros, encare todas as situações com compaixão e compreensão.

Sempre que a empatia é a ativada, alguns atos de generosidade são ativados junto. É uma questão de se colocar no lugar do outro, não só de ver, mas também de sentir o mundo pelo ponto de vista do outro. A empatia é questão de sentimento, não de pensamento e nem de análise.

3. Explore

Explorar é a capacidade de efetuar estudos, examinar, analisar com grande curiosidade e mente aberta. Apesar de o modo explorador ser importante para encarar novos desafios, também é essencial para aprendermos com nossas falhas e nossos erros passados.

A energia e as emoções geradas pelo modo explorados são puras e, na maioria das vezes, conquistadas por meio da curiosidade, franqueza e fascinação pelo que está sendo explorado

4. Inove

Não tenha medo de fazer algo como não era feito antes. De gerar novas perspectivas e soluções fora dos parâmetros convencionais. A inovação verdadeira é uma questão de abandonar velhos hábitos e sair dos padrão.

5. Saiba navegar

Navegar é a capacidade de escolher um caminho que melhor se encaixe em seus princípios e valores, andando de acordo com sua missão em atos profundos e básicos.

Quando nos falta clareza, andamos por muitos caminhos, damos passos desnecessários, gastamos energia desnecessária. Quando estamos andando sozinhos podemos até pensar que estamos bem-sucedidos. Mas, no fim, os resultados nos mostram que estávamos andando em círculos.

Deve-se gerar uma conexão intensa e profunda com mentes saudáveis para que o poder de navegação do sábio seja liberado. Sendo conduzidos desta forma por ambientes e resultados assertivos e positivos, evitando os desperdícios de energia e tempo;

6. Tome ações decisivas 

É importante ter a capacidade de ativar e tomar decisões sem o tormento ou a interferência das distrações dos sabotadores. O poder da ativação do sábio levará você a tomar ações puras, numa conexão em que todas as suas energias, tanto mentais quanto emocionais, serão direcionadas como um míssil para a ação e de nenhuma forma serão distraídas pelos sabotadores.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.

Blog do Fernando Guerreiro