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8 passos iniciais para desenvolver sua atenção plena

Fernando Guerreiro

28/03/2020 04h00

Crédito: iStock

Qual foi a última vez que você sentiu o sabor de uma comida e percebeu as sensações que este sabor gerou em você?

Na correria do dia a dia, horário de almoço apertado, dividindo o tempo entre comer e fazer outras coisas a mais, o mais comum é engolir a comida o mais rápido que der para ter mais tempo de fazer outras coisas, não é verdade?

Com esse diagnóstico, que é mais comum do que imaginamos, perdemos experiências incríveis em momentos diários, ativando cada vez mais o nosso piloto automático pra tudo o que fazemos.

E como um antídoto para esse corrida em piloto automático, cada vez mais o mindfulness (atenção plena) tem crescido e vem ganhando muitos praticantes, e hoje, quero compartilhar com você como meditar e atingir a atenção plena com um simples alimento em 8 passos.

Antes de iniciar reserve de 5 a 10 minutos na sua agenda, deixe o seu celular de lado, vá para um lugar calmo e silencioso onde você não será interrompido por alguém, também pegue uma folha de papel e uma caneta para que você possa anotar as reações que você sentirá durante o exercício, pegue também uma fruta de preferência desidratada, se não tiver, pode ser qualquer que esteja a sua disposição.

1. Pegue essa fruta e segure na palma da sua mão, concentre-se somente nela, sinta o seu peso.

2. Examine com cuidado e atenção cada detalhe: a casca, a sua cor, as fissuras, tem alguma rachadura? Existe algum ponto aonde bate a luz que faz ela brilhar?

3. Segure com as duas mãos, passe o seus dedos sentindo a textura, é lisa ou é áspera? Está mole ou está dura? Que sensações ela provoca em sua mão?

4. Aproxime-a do seu nariz, respire fundo e perceba o seu aroma, que cheiro você sente? É cítrico, doce? Deixe que este cheiro entre na sua consciência, sinta também como ele domina todo ambiente, e se não tiver nenhum aroma, também perceba isso. Se a sua fruta tiver casca lentamente comece a descascar, sentindo novos aromar e observado novas cores e formas também.

5. Agora sim, lentamente leve a fruta até a sua boca, perceba como que automaticamente a sua mão já sabia onde ir.
Agora solte a fruta na sua boca e perceba como a língua faz pra recebe-lá.

Ainda sem mastigar, esteja atento as sensações de ter este alimento sendo tocado pela sua língua, faça isso por alguns segundos, deixa sua língua explorar esse pedaço de fruta que está na sua boca, o que você consegue sentir? Qual o sabor e textura?

6. Lentamente, de forma consciente, de uma pequena mordida na fruta em sua boca e agora sinta os efeitos explodindo na sua boca. Quais sabores estão sendo liberados? Neste momento qual é a textura deste alimento enquanto os seus dentes estão triturando-o?

Ainda não engula, perceba tudo que está acontecendo dentro da sua boca lentamente.

7. Provavelmente você já detectou a primeira intenção de engolir, se já não engoliu, pois isto é algo automático da mente enquanto você mastiga. Mas observe esta vontade de engolir de forma intencional, não mais automaticamente.

Perceba os movimentos que a língua faz pra preparar o alimento para ser engolido. Tente acompanhar isso. Se você conseguiu se atentar a isso perceba agora como o alimento está descendo para o seu estômago. Tente não engolir de uma vez só, concentre-se na segunda, e na terceira deglutição até esvaziar sua boca. Qual movimento sua língua fez quando engoliu tudo?

8. Agora que você engoliu, quais efeitos você está sentindo? Existe algum gosto que ficou na sua boca? Qual é a sensação da sua boca estar vazia? Existe alguma vontade automática de procurar outro pedaço de fruta?

Não esqueça de anotar na sua folha de papel tudo o que você sentiu, e como foi a sua experiência.

Quantas vezes no passado você prestou tanta atenção consciente ao que estava fazendo? Este exercício é uma amostra do princípio do que é a atenção plena.

Agora imagine isso acontecendo em tudo que você for fazer em sua vida, deixando um pouco do piloto automático de lado e realmente experimentando as sensações de cada exercício ou atividade executada. Será que a sua vida teria muito mais sentido?

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.

Blog do Fernando Guerreiro