PUBLICIDADE

Topo

Histórico

Categorias

Por que você deveria meditar e 5 passos para fazer isso em apenas 1 minuto

Fernando Guerreiro

18/01/2020 04h00

Crédito: iStock

Meditação e treinamento físico são duas práticas que estão cada vez mais conectadas e muitos atletas (amadores e profissionais) nesse combo para garantir mais saúde e bem-estar.

Mas porque você deveria buscar a meditação? Já sentiu falta de alguma coisa que não era material? Muitas das vezes temos a sensação de que está faltando uma conexão com nós mesmos, até uma falta de disposição para aproveitar a nossa existência de uma forma plena –em outras palavras, não conseguimos aproveitar o tempo presente.

Você já se perguntou: "O que estou fazendo da minha vida?"

Quando conseguimos assumir um compromisso com nós mesmos, quando persistimos até nos tornar mais disciplinados na busca pelo autoconhecimento, ao mesmo tempo, conquistamos como se fosse uma dose de leveza e relaxamento.

Esse relaxamento e leveza são resultados do envolvimento profundo com nós mesmos e é uma das características de pessoas que meditam constantemente.

Quais o benefícios da meditação e como conseguir meditar de forma contrastante, deve ser sua pergunta agora.

Benefícios da meditação

– Muitas pesquisas mostraram que meditadores regulares tem uma vida mais feliz, ou seja, são mais satisfeitos do que as pessoas ao seu redor que não meditam. Esse é um resultado incrível, o mais importante é que esse resultados têm uma repercussão na saúde, já que as emoções positivas estão totalmente associadas a uma vida mais saudável e longa.

– Com o tempo de meditação regular é notória a diminuição da ansiedade, depressão e irritabilidade. A memória tem uma melhora significativa e as reações se tornam muito mais rápidas, promovendo um treinamento mental que deixa você com o vigor maior para suportar todo e qualquer dificuldade emocional –no treino e também no dia a dia. 

– Pessoas que meditam de forma regular vivem de forma muito mais grata e conseguem se expressar muito melhor em seus relacionamentos, mostrando gratidão.

– Meditar de forma constante diminui o estresse crônico, que está associado a problemas de saúde como hipertensão, infarto, AVC, obesidade, alterações no sono.

– Meditar tem o poder de reduzir o impacto sobre doenças físicas, como dores crônicas e até mesmo dependências químicas.

– Meditar fortalece o sistema imunológico (por diminuir o estresse), ajudando no combate a resfriados, gripe e outras doenças. 

Como conseguir meditar em 1 minuto, todo dia 

1 -Sente-se uma cadeira. Se possível afaste um pouco as costas do encosto para que a coluna possa se sustentar sozinha. Seus pés podem repousar no chão. Feche os olhos e abaixe a cabeça.  

2 – Agora, traga toda a concentração para sua respiração, enquanto o ar fluir para dentro e para fora dos seus pulmões. Observe as sensações diferentes geradas por cada inspiração e expiração. Deixe que a respiração flua sem esperar que algo aconteça de especial. Não se preocupe com o ritmo, respire normalmente.

3 – Talvez, depois de alguns segundos a sua mente começa a divagar. Quando perceber isso, traga a sua concentração de volta apenas na sua respiração, de forma suave. O ato de perceber que sua mente divagou e trazê-la de volta sem se criticar é importante para a prática da meditação.

4 – Permita que esse momento seja como ele é. Sua mente poderá ficar tranquila com um lago, ou não. Ainda que você obtenha uma sensação de paz, você poderá se sentir entediado ou irritado, seja lá o que aconteça, apenas deixe fluir a sua respiração. 

5: Após um minuto, experimente abrir os olhos e observar o ambiente ao seu redor, você sentirá diferença na hora.

Discipline-se para tirar um minuto do seu dia para meditar, com o tempo a melhora será tão grande ao ponto de você querer mais tempo de meditação. Comece com pouco tempo e deixe que seu desejo aumente naturalmente. Sem julgamentos internos, apenas desfrute de um tempo de qualidade com você mesmo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.

Blog do Fernando Guerreiro