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Pessoas abandonam metas de ano novo após 19 dias; veja como não desistir

Fernando Guerreiro

11/01/2020 04h00

Crédito: iStock

Deixar o sedentarismo, praticar um novo esporte, emagrecer, adotar hábitos mais saudáveis. Junto com o ano novo, vêm muitas metas e desafios novos.

Nos primeiros dias, as pessoas até dão tudo que podem no treino e/ou na dieta para tentar alcançar seus objetivos. Mas, em muitos casos, isso não dura tanto tempo e as pessoas logo desistem.

Uma pesquisa feita com base nos dados do aplicativo de treinos Strava, que analisou os registros de atividades físicas de mais de 98 milhões de pessoas, apontou que grande parte dos indivíduos que começa a fazer exercícios após a virada do ano desiste da atividade após o dia 19 de janeiro.

Para você não entrar para essa estatística em 2020, preparei algumas dicas que irão ajudá-lo a se manter firme no treino por muito mais tempo –espero que a vida inteira.

1. Se exercitar em grupo traz muito mais comprometimento e disciplina pra sua jornada;
Então, se você está correndo sozinho no parque, por exemplo, experimente encontrar um grupo de corrida.

2. Use uma agenda e programe duas semanas de treinos. Quando você consegue ver seus compromissos, fica mais fácil de se planejar e manter os horários. Reserve uma hora do seu dia somente pra se dedicar aos novos hábitos, realmente escreva isso na sua agenda como uma prioridade.

3. Nesta temporada não dê mole nos finais de semana. Mantenha sua rotina de exercícios e de acordar cedo em todos os dias da semana. A soneca a mais no sábado ou domingo pode desmontar o ganho de disciplina. Alguns minutos a mais na cama no final de semana farão seu corpo achar que é um novo ciclo de sono e será muito mais difícil voltar ligado na semana.

4. Não se preocupe em comer menos, não seja radical demais, apenas dê prioridade aos alimentos mais leves e saudáveis. Tenha sempre a opção de uma fruta ou um mix de castanhas na mochila; troque as proteínas gordas e fritas por proteínas magras e grelhadas etc.

5. Um dos fatores da desistência é uma rotina muito pesada, além do que a pessoa consegue manter. Não se cobre além da conta, não se exija para obter o resultado de um ano em apenas um mês. Estipule metas alcançáveis e com o tempo você verá que necessita de mais carga nos seus treinos. Deixe seu corpo pedir mais atividade em vez de fazer ele pedir socorro logo cedo.

6. Crie uma forma de "premiação" pra você mesmo sempre que cumprir toda a rotina da sua agenda (de um mês ou um ciclo de 3 meses, por exemplo). Permita-se sentir a alegria e celebre sua conquista. A recompensa pode ser um passeio que queria fazer, uma bebida, uma comida, algo que te faça sentir importante e feliz.

Seguindo esses passos você não estará nesta estatística de abandono. Se planeje e se corrija diariamente e verá que sua rotina nova se tornará muito mais interessante e sustentável do que era antes.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.