Topo

Histórico

Categorias

Como definir suas metas de maneira inteligente e ter melhor performance

Fernando Guerreiro

30/11/2019 04h00

Crédito: iStock

Para adquirir bons resultados no treino, a primeira e mais importante coisa é saber o que você deseja conquistar e como chegar pretende chegar lá –e isso não é importante apenas no esporte, mas também na vida.

Quando for estipular suas metas, seja o mais inteligente e racional possível. Muitas vezes, nos empolgamos e no calor da emoção traçamos planos insustentáveis –como querer ter o corpo magro e definido em em um mês ou correr uma maratona sem nunca ter completado 10 km. Use sua mente ao seu favor e defina metas possíveis de alcançar, para que não se frustre no meio do caminho.

Seja muito específico em relação aos seus objetivos, dessa forma será muito mais fácil de alcançá-los.

Estabeleça metas mensuráveis, quanto mais você puder quantificar o seu progresso, mais claro serão os seus resultados e, dessa forma, você conseguirá reconhecer o seu progresso.

Sempre pense em metas alcançáveis, realistas.  A cada meta alcançada o seu nível de confiança aumentará e você perceberá que os seus objetivos são acessíveis, mesmo sendo muito desafiadores.

Crie metas que sejam importante para você, quanto mais relevante for seu objetivo maior será sua dedicação.

Toda meta deve ter um tempo de início, duração e encerramento. Você terá mais chances de alcançá-las quando estipular um período para se dedicar e concluir suas metas.

Tome cuidado para não se sobrecarregar com os seus objetivos, concentre sua energia em metas específicas e bem selecionados, um passo de cada vez.

Seja flexível com você mesmo: no meio do caminho as coisas podem mudar, tenha sensibilidade com a adaptação. Algumas variações podem acontecer, a sua disponibilidade de tempo, problemas pessoais, lesões etc. Se for muito rígido com você mesmo, provavelmente irá desistir dos seus objetivos. Porém, se pensar bem, você poderá se readaptar e continuar em frente.

Ao longo do caminho sempre surgirão dificuldades, bloqueios. Mas pense que quando uma tarefa se torna um desafio, o valor será agregado cada vez mais no resultado final. Coisas que vem fácil nem sempre recebem o devido valor. 

Para que você possa se manter progredindo em longo prazo e melhorando sua performance, é muito importante que seja estratégico e tenha uma base bem estruturada. Trace metas inteligentes e não pare.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.

Blog do Fernando Guerreiro