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Quais as vantagens da esteira? Quantos treinos por semana posso fazer nela?

Fernando Guerreiro

23/11/2019 04h00

Crédito: iStock

Os corredores têm uma relação de amor e ódio com a esteira. E, seja você da turma que não gosta, seja da turma que adora o aparelho, saiba que ele tem muitos e benefícios e realizar alguns treinos no equipamento pode ajudar no ganho de performance –quando intercalado com corridas na rua.

A seguir, listo sete motivos para você investir na corrida na esteira e depois explico quantas vezes por semana costumo indicar que meus alunos façam treinos indoor.

1. Como não há resistência do vento, subidas e curvas, na esteira você consegue correr mais rápido do que a velocidade que está habituado na rua, mantendo a mesma frequência cardíaca e carga aeróbica. O benefício disso é a possibilidade de trabalhar sua biomecânica numa velocidade acelerada sem a mesma carga de esforço. Seu corpo vai "aprender" como correr mais rápido sem ser exigido mais intensamente.

2. Na esteira é possível treinar com mais intensidade. pois você tem controle total da velocidade. Assim, fica mais fácil definir um ritmo perto do seu limite e  e se "obrigar" a manter-se além da zona de conforto –na rua, conforme cansamos, é natural diminuir o ritmo, já na esteira é preciso apertar um botão (e você pode se esforçar para não fazer isso).

3. Permite melhor controle das variáveis do treino como velocidade, inclinação, progressão de velocidade etc.

4. Ajuda a melhorar a técnica. Normalmente, as esteiras estão em frente ou do lado de um espelho e você consegue se observar em todo movimento corrigindo possíveis erros posturais. Além disso, na esteira há menos distrações e você consegue ficar concentrado na realização dos movimentos.

5. O impacto e a fadiga muscular são menores e você conseguirá desenvolver carga aeróbia, frequência cardíaca alta, treinar velocidade, gerando menos desgaste.

6. O risco de lesões é mais baixo (devido ao menor impacta) e a retomada de alguma lesão se torna mais fácil. A esteira proporciona mais amortecimento das passadas e também, como você tem o controle das variáveis, poder evitar subidas ou descidas –dependendo da sua lesão isso é fundamental para não sentir dor  ou sobrecarregar o corpo.

7. É mais prático e cômodo. Você pode correr em qualquer horário (se tiver uma esteira em casa) sem se preocupar com segurança, sol, chuva, frio etc.

Quantas vezes você pode treinar na esteira?

Com tantas vantagens, é comum algumas pessoas fazerem a maior parte do treino na esteira. Eu indico que seja feito somente um ou no máximo dois treinos por semana na esteira, pois a corrida no aparelho não substitui os treinos na rua. No asfalto, você terá contato com elementos que te prepararão para o dia da sua prova. Os treinos na rua e na esteira devem se intercalar, um complementa o outro.

Deixe para fazer na esteira os treinos que você tem mais dificuldade de executar na rua, por causa de agenda ou de condições climáticas.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.