Topo
Fernando Guerreiro

Fernando Guerreiro

Categorias

Histórico

5 dicas para você se dar bem na sua primeira corrida

Fernando Guerreiro

09/11/2019 04h01

Crédito: iStock

Se você é mais um apaixonado entrando para o mundo da corrida de rua e está pensando em participar de sua primeira prova, precisa tomar alguns cuidados muito importantes para aproveitar ao máximo essa experiência. São recomendações básicas que toda a diferença.

– Conheça o percurso

No site das provas quase sempre há um mapa com o trajeto da corrida. É importante conhecer os pontos de subida, retas e descidas para dosar o ritmo das suas passadas. Se possível, passe no local da prova e faça o reconhecimento prévio deste percurso. Desta, forma você não terá surpresas, como descobrir uma grande ladeira que vai queimar o seu gás antes do tempo. 

–  Não use material esportivo novo

Evite usar produtos que nunca testou, pois o tênis ou uma roupa nova podem ter uma costura, uma etiqueta ou alguma estrutura que podem irritar a pele, causar bolhas, assaduras etc. Use o tênis que você está acostumado a utilizar no seu treino. 

– Mantenha sua rotina natural de alimentação

Embora seja um momento de dar muita energia para o seu corpo, não consuma alimentos que você não está acostumado. Mesmo que algo novo pareça uma ótima fonte de energia, seu corpo ainda não está adaptado a tal alimento e pode ser que gere algum desconforto no meio da prova faça você ter de parar de correr –ou corra para o banheiro.

– Descanse o máximo que puder na véspera

Não será na última semana que você conseguirá desenvolver condicionamento físico para fazer um bom tempo na prova. Pelo contrário, exagerar na última semana fará com que você fique chegue cansado à prova. Descanse, faça treinos leves e relaxe. 

– Organize-se

Faça uma lista de itens que irá precisar levar para a corrida e separe tudo no dia anterior. Quando deixamos para separar nossas roupas e acessório na manhã da prova, é muito comum esquecer algumas coisas necessária, e isso gera estresse e até mesmo colocar em risco a corrida –imagine esquecer o número de peito, você não conseguirá correr. Quando você se programa um dia antes, além de não esquecer nenhum item no dia da prova, ganha uns minutinhos a mais para dormir. 

Desfrute e curta o melhor da prova!

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Blog do Fernando Guerreiro