Topo

Histórico

Categorias

Você escolhe seu tênis de corrida pelo preço ou pela necessidade?

Universa

02/11/2019 04h00

Crédito: iStock

Quando precisam de um tênis para corrida, muitas pessoas não olham o que o calçado tem a oferecer e, sim, quanto vai custar, a beleza do produto ou se é igual ao que um amigo usa. É aí que pode morar um grande perigo. Nem todos os tênis são iguais, para cada necessidade existe um produto. Por isso, o mais importante é observar se o produto tem as funções que você precisa.

Primeiramente, o calçado precisa garantir conforto durante a corrida, evitando possíveis lesões.

A segunda função é permitir que o corredor tenha uma boa performance: para isso, deve oferecer boa aderência ao solo. 

Veja algumas dicas para você acertar em cheio na compra do seu tênis:

• Experimente vários modelos, com diferentes alturas e materiais.

• Não se precipite com o valor, nem sempre ele é sinônimo de tênis certo. Tanto os baratos como os mais caros podem não "cair" bem nos seus pés.

• O tamanho do seu tênis de corrida não deve ser o mesmo do que um de passeio por exemplo. Para ter mais conforto, o ideal é sobrar uma distância de 1 cm a 1,4 cm entre a ponta do dedo e o bico do calçado. Geralmente, durante a corrida os pés incham e o atrito dos dedos com o tênis pode trazer grandes complicações, como até a perda de uma unha.

• Calce o tênis e preste atenção se as costuras deixam seu pé confortável ou apertam muito. Se exister algum atrito com as costuras, bolhas podem surgir durante a corrida e te tirar da prova.

• A parte de trás do tênis deve ser macia e sem costuras. Ao calçar você sentirá na hora se vai machucar ou não.

• O peso do tênis é muito importante. Quanto mais leve, menos ele tende a atrapalhar a performance. Só preste atenção se o tênis oferece o amortecimento necessário para você correr com conforto. Isso porque quanto mais leves, menos amortecimento. Se você é mais pesado, é bom tomar cuidado.

• Uma coisa que ninguém pensa é no período do dia em que vai comprar o calçado. Sim, até o horário pode interferir na escolha. À noite, os pés podem estar mais inchados, se você sofre com inchaço fique atento.

Aperte bem os cintos, quer dizer, os cadarços, que é hora de voar baixo.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.

Blog do Fernando Guerreiro