Topo

Histórico

Categorias

Musculação para corredores: conheça os benefícios e evite erros

Fernando Guerreiro

26/10/2019 04h00

Musculação para corredores

Crédito: iStock

Nem todo corredor é apaixonado por puxar ferro, mas a realidade é que exercícios de fortalecimento muscular são necessários para uma boa perfomance e para evitar lesões na pista.

As razões daqueles que evitam a musculação vão desde não gostar da modalidade até o medo de prejudicar a performance na hora de correr, mas também existe o outro lado: alguns atletas que gostam tanto que fazem treinos exagerados e não obtém os resultados desejados na corrida.

O que fazer para que uma atividade não prejudique a outra? Abaixo, listo os principais erros e o que de melhor podemos receber dos treinos de musculação.

Erros mais comuns

  • Confundir o treino de base para corrida com treino para bodybuilder, treino para ganho de massa muscular. Para ter um bom resultado na corrida, você músculos fortes e resistentes — e não necessariamente grandes — são suficientes.
  • Excesso de treino. A musculação serve como preparação para sua corrida, ela não deve ser uma concorrente. Quando você se excede nos dias em que treina musculação você acaba "roubando" a energia dos seus músculos que além de não conseguirem acompanhar a exigência da sua corrida, ainda acaba privando uma boa recuperação muscular, ou seja, você corre mal porque sempre está cansado, e sempre em risco de lesionar.
  • Exagerar na carga. Levantar muito peso nem sempre é sinal de sua corrida está para melhorar, pelo contrário, quanto mais carga você levanta mais rígidos seus músculos ficam e você acaba perdendo alongamento, isso deixa sua corrida travada e pesada, o gasto energético neste caso é bem maior.
  • Pular os exercícios que você não gosta ou não acha importante. Procure seguir todos os movimentos recomendados pelo seu treinador para evitar lesões.

Principais benefícios

  • Resistência para suportar a exigência das pistas em todos os treinos. Você poderá exigir mais do seu corpo uma vez que seus músculos estão bem condicionados.
  • Músculos fortes auxiliam os tendões e reduzem dores e chances de lesões nas articulações. Os riscos diminuem pelo fato de a musculatura agir junto com os ligamentos.
  • A má postura é uma vilã pra quem corre e os treinos de musculação contribuem para corrigir desvios posturais. Com a postura corrigida muitas dores que você sente vão sumir, pois seu corpo estará se movimentando de forma alinhada, fora a economia de energia que isso te proporcionará.

Aproveite o melhor de cada mobilidade e conquiste objetivos cada vez mais altos.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.

Blog do Fernando Guerreiro