Topo
Fernando Guerreiro

Fernando Guerreiro

Categorias

Histórico

Invista nestas estratégias para melhorar sua recuperação após a corrida

Fernando Guerreiro

19/10/2019 04h00

Crédito: iStock

Para muitos corredores, o fator determinante para baixar tempo nas suas provas é elevar os níveis de exaustão nos treinos, aumentando, conforme o planejamento, a intensidade e a distância.

Porém, para melhorar a performance e manter o nível dos treinos alto, existem cuidados importantíssimos que devem ser aplicados apóso exercício. Nem todos os corredores dão importância, mas as técnicas podem ajudar na recuperação e também previnir lesões. Essas estratégias são chamadas de recovery. Conheça algumas delas a seguir:

– Logo no término do treino, seus músculos estão exaustos, no limite. Para ajudar na recuperação, opte pela ingestão de carboidratos com fácil absorção –frutas por exemplo. Se você for o tipo de pessoa que não consegue comer logo após o treinos, escolha sucos leves ou água de coco para repor o estoque de glicogênio.

– Em treinos com mais de uma hora, consuma bebidas isotônicas depois da corrida, para repor os eletrólitos. Durante a prática de atividades, nosso corpo pode perder muitos desses eletrólitos através da transpiração.

– Não dispense uma boa proteína. Das vegetais às animais, as proteínas ajudarão na recuperação das células musculares que foram rompidas no treino, assim promovendo músculos mais fortes a cada treino.

– Tenha um sono de qualidade. Ao descansar ao ponto de relaxar o corpo, é gerado um ambiente favorável para a regeneração do tecido muscular, o que é essencial para se adaptar àquela carga que foi trabalhada e estar pronto pra outra.

– Alongue-se de maneira leve assim que terminar sua corrida. Isso  ajuda a relaxar a musculatura.

– A crioterapia (gelo) depois do teino faz os vasos sanguíneos se contrairem (vasoconstrição) e, ao sair do gelo, dilatar (vasodilatação), relaxando a musculatura relaxa. Esse processo pode diminuir algumas possíveis inflamações e dores musculares localizadas.

Treine duro, se atente ao recovery e quebre seus limites.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Blog do Fernando Guerreiro