Topo

Fernando Guerreiro

Treinar ajuda a aproveitar melhor o dia a dia com filhos e até as férias

Fernando Guerreiro

12/10/2019 04h00

Crédito: iStock

Quantas vezes você programou uma viagem para um lugar lindo, na praia ou na montanha, e se deparou com um trilha linda? Na empolgação, logo de cara decidiu explorar o local para descobrir as maravilhas deste paraíso, porém no meio do caminho já não tinha tanta empolgação e o cansaço começou a roubar a alegria do desbravamento. Ruim quando acontece isso, né?

E quando você chega em casa de um longo dia de caminhada e passeios conhecendo uma cidade nova, com pés inchados, pernas exaustas, dores nos joelhos e em outras articulações? Parece que só a cama interessa depois de um dia assim, não é mesmo? E no outro dia ainda falta disposição para encarar novos passeios…

E os filhos, como dar conta de tanta energia?

E quando você chega na praia às 11h da manhã, todos os lugares cheios, difícil até de pegar um bom lugar para tomar sol? Chateia, não?

O que tudo isso tem a ver com a rotina de treino? Muita coisa!

No caso de sair para passeios mais aventureiros ou passar dias caminhando muito, uma rotina de exercícios físicos ajudará a ter músculos mais fortes e resistes, além da melhora do condicionamento cardiovascular –ou seja, nada vai tirar seu fôlego no meio da trilha, a não ser a beleza da natureza à sua volta.

Já quem tem filho sabe que praticamente nenhuma trilha exige tanta energia quanto passar o dia brincando com os pequenos. Logo, estar fisicamente preparado é fundamental para curtir as crianças no dia a dia e também em viagens.

E a praia lotada? Como malhar vai ajudar nisso? A não ter preguiça de acordar cedo, mesmo nas férias! Lógico que você não precisa se levantar tão cedo quanto acordaria para levar seus filhos para a escola ou ir para o trabalho. Porém, começar o dia logo cedo faz com que você aproveite muito mais os dias e os lugares da sua viagem.

E se você tem uma rotina e está pensando em sair de férias sem pensar nos seus exercícios, cuidado. Reflita com carinho e tente pelo menos manter o hábito de mover seu corpo.

Quando você deixa de se exercitar por algum tempo, o corpo se acostuma com o estilo de vida sedentário e retomar a rotina normal após as férias será muito mais difícil.

Treine! E aproveite suas férias, viagens, filhos e a vida se divertindo com qualidade.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.