Qual é a relação do treino com a queda de imunidade

Crédito: iStock
Quem já encarou uma temporada de treinos muito intensos, provavelmente teve que lidar com alguns sintomas similares aos da gripe, cansaço extremo, dificuldade recuperação muscular etc. Muitas vezes, isso ocorre por que os exercícios extenuantes podem interferir na nossa imunidade.
Pois é. Nosso sistema imunológico pode sofrer alterações não definitivas dependendo da intensidade e, principalmente, do volume de exercícios praticados. Durante a atividade física, existe um sistema de comunicação metabólica, imunológico e muscular trabalhando de forma integrada. A intensidade do treino, a duração da sessão e os exercícios executados podem determinar quais alterações ocorrerão durante o treino e até mesmo depois da sua sessão.
A queda na imunidade acontece pelo déficit de glutamina, um aminoácido produzido pelo organismo que tem um fluxo direto dos músculos para o fígado, intestino, rins e todo o sistema de defesa do corpo. Uma vez que o sistema imunológico necessita de glutamina para manutenção das suas funções e ela não se encontra na quantidade necessária, a imunidade vai lá para baixo.
A facilidade para contrair algumas doenças e infecções ocorre pelo fato de a redução da disponibilidade de glutamina após exercícios intensos e prolongados. Quando isso começa acontecer de maneira frequente, uma medida rápida a ser tomada é o alinhamento dos treinos, reduzindo o volume, e também um aconselhamento nutricional –é importante incluir no cardápio alimentos naturais, ricos em vitaminas e minerais que vão ajudar o sistema imunológico e o organismo como um todo a funcionar bem.
É muito importante que o limites do corpo sejam respeitados. Caso esteja em uma temporada em que seu foco é o aumento de performance, não deixe de lado a orientação de um bom treinador e de um profissional de nutrição, para alinhar o gasto energético com o consumo de alguns nutrientes.
As principais formas de recuperar sua imunidade é por meio do descanso adequado para o organismo e uma alimentação que supra suas necessidades.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.