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Condromalacia patelar: quais exercícios quem tem lesão no joelho pode fazer

Fernando Guerreiro

07/09/2019 04h00

Crédito: iStock

De uma forma bem simples, a condromalacia patelar é quando a cartilagem que envolve a patela (osso do joelho) sofre um amolecimento. Pela fata desse suporte que a cartilagem oferece, o joelho perda muita estabilidade o que eleva o atrito entre os ossos. É uma lesão degenerativa e se não for tratada no início pode causar danos irreversíveis aos ossos devido ao desgaste gerado pelo atrito.

A característica mais comum da condromalácia é uma dor aguda na parte da frente do joelho. A lesão é dividida em três graus:

Grau 1: cartilagem já amolecida e com possível edema.
Grau 2: cartilagem já tem algumas fragmentações e fissuras.
Graus 3: cartilagem muito mais fragmentada com fissuras maiores, possível desgaste ósseo por atrito.

Quero mostrar pra você alguns cuidados básicos pra evitar e diminuir a progressão do desgaste, e também, mostrar exercícios substitutos pra você que ama correr e não pode por causa da dor nos seus joelhos, vamos nessa?

O foco do trabalho de fortalecimento muscular dever ser o quadríceps (músculo da coxa), por razões como compressão e relaxamento da cartilagem patelar.

O ideal é iniciar com exercícios de contração isométrica, nesse caso não tem movimento repetitivo, apenas a contração muscular numa posição parada. Esse tipo de exercício da um ótimo estímulo para os músculos fortalecerem, porém não agridem a articulação do joelho com atrito. Lembrando que o foco deste treino são as pernas, o fortalecimento dos músculos inferiores é fundamental para estancar a progressão da condromalácia, ou das dores nos joelhos em geral.

Exercício como agachamento pode ser feito, porém, alguns cuidados devem ser tomados, como: Amplitude do movimento, o quanto você pode descer. Se você poderá usar peso ou apenas o peso do corpo.

Outros exercícios que envolvem apenas o movimento de extensão e flexão do joelho (esticar e dobrar) como (cadeira extensora pra parte da frente da coxa, e a cadeira flexora pra parte de trás da coxa) também podem ser feitos com os mesmos cuidados, essas opções também podem ser feitas de forma isométrica como falei antes.

Uma avaliação de cada caso dever ser feita antes de prescrever exercícios mais elaborados. Mas de qualquer forma os exercícios para membros inferiores são indispensáveis pra saúde dos nossos joelhos.

E pra quem ama fazer exercícios mais intensos, e com impacto como a corrida por exemplo, deve-se tomar muito cuidado. Esse esforço e impacto repetitivo pode agravar muito mais rápido a situação.
Mas calma, temos ótimas opções para substituir as atividades de impacto e te manter ativo e focado.

Exercícios aquáticos são incríveis, não trazem impacto algum e você pode trabalhar com altas intensidades, hoje existe até a modalidade de corrida na água, já conheceu?

Pedalar, dependendo do grau que seus joelhos se estão pode ser uma atividade tão intensa quando uma corrida, e ainda desenvolve outros benefícios que podemos falar num próximo post.

Transport (elíptico), zero impacto, com estímulos que elevarão muito sua frequência cardíaca dependendo do seu desempenho e ainda trabalhará músculos "novos", deve-se apenas tomar cuidado com a pressão exercida sobre os joelhos, nada em excesso será positivo nessa fase.

Evite exercícios com impacto como pular corda, jump, step e outras similares. Mas não deixe de se movimentar, converse com seu professor e não deixe de mudar sua vida a cada série de treino.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.

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