Topo

Histórico

Categorias

Meditar: sabia que essa hábito pode melhorar sua corrida?

Fernando Guerreiro

10/08/2019 04h00

Crédito: iStock

Quando falamos em meditar, muita gente ainda se imagina como um monge tibetano no topo de uma montanha,  passando horas e horas respirando de olhos fechados. Brincadeiras à parte, na verdade meditar é muito mais simples do que se imagina, e existem passos e estratégias pra você começar e se desenvolver com o tempo.

O tempo de meditação pode começar com apenas 5 minutos por dia, e o interessante é manter prática nos dias seguintes. De início, basta fechar os olhos e se concentrar na respiração (hoje tem muitos apps e vídeos que ajudam a iniciar o processo). Evite tentar eliminar pensamentos ou forçar sua mente, apenas relaxe.

Mas, reforço, é importante que seja continuo, todos os dias, e para que isso aconteça é essencial haver um planejando no seu dia. Ter um horário estratégico e separado para meditar te ajudará nos dias de autossabotagem. Se possível, se programe pra fazer pela manhã, pois assim terá um dia com seu nível de concentração elevado.

E se você continua imaginando o monge meditando, e acha que não é capaz de conseguir ou acha chato demais, saiba que você pode praticar de forma ativa, movimentando o corpo e observando seus gestos de acordo com a respiração. Tem dúvidas de como fazer? Aqui no VivaBem tem uma coluna com dicas para quem quer começar a meditar.

O hábito de meditar te ajudará com o autoconhecimento e, para nós, corredores, a meditação ajudará a melhorar a concentração e o foco.

Outro benefício da meditação é diminuir a ansiedade, não existe coisa mais chata do que não conseguir dormir antes de uma prova e acordar quebrado na manhã do seu desafio, ou ter aquele desarranjo intestinal por causa de um descontrole emocional antes da corrida.

Com essa rotina de meditação você elevará seu nível de consciência e reconhecerá os limites do seu corpo, o que irá proporcionar mais evolução nos treinos e nas provas.

Mesmo que o ideal seja tornar essa pratica diária, o efeito é imediato, na primeira sessão você já conseguirá observar uma mente mais calma e tranquila e concentrada.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.

Blog do Fernando Guerreiro