Topo
Fernando Guerreiro

Fernando Guerreiro

Categorias

Histórico

Sua postura não está legal? Veja cuidados para minimizar problemas

Fernando Guerreiro

27/07/2019 04h00

Crédito: iStock

Pesquisas mostram que aproximadamente 80% das pessoas sofrem com dores na coluna, e que na sua grande maioria a causa dessas dores é a postura inadequada nas atividades do dia a dia, ou em algo tão simples como ler esse post com o corpo todo torto e, ao final desta breve leitura de minutos, tentar se mexer e sentir uma tensão em alguns pontos do corpo.

Existem muitas dores e desconfortos que podem ser evitados corrigindo a maneira como posicionamos nosso corpo enquanto estamos executando nossas tarefas, e hoje vou falar de dois sintomas de má postura e o que pode ser feito para melhorar esse quadro.

Umas das principais dores é na região da lombar. Quando ficamos muito tempo na mesma posição, nossos músculos começam a ficar estressados e com isso ficam mais rígidos e a sensação de desconforto é imediata, você consegue imaginar o quanto isso piora quando os músculos tentam corrigir uma postura inadequada das vértebras para evitar um possível lesão ou desvios na coluna?

O ideal para evitar essas dores nas costas é sentar sempre sentar numa posição confortável e, sempre que possível, fazer alguns movimentos, mudar de posição para aliviar esse estresse. Outra dica é um bom fortalecimento do abdome, essa musculatura é responsável pela sustentação do tronco.

Outra dor muito comum é na região da nuca, trapézio e pescoço, que normalmente vem pegando toda a região, e você até acha que é um torcicolo, mas o detalhe da sua mesa do computador, de leitura ou estudo ser mais alta ou mais baixa em relação a sua cadeira, por exemplo, já tira você de uma posição confortável e seus músculos acabam tensionando para poder sustentar essa posição inadequada.

Preste atenção quando for sentar, hoje a maioria das cadeiras vem com ajustes de altura, tente manter-se numa posição em que os seus braços fiquem relaxados sobre a mesa e você não precise curvar o pescoço pra ler ou digitar. O ideal é que sua tela ou livro esteja na mesma linha dos seus olhos, para que você possa manter uma posição natural.

Outro vilão é o celular, a forma com que interagimos com ele na verdade. Na maioria das vezes que usamos o celular estamos olhando para baixo e forçando uma posição inadequada. Como hoje em dia o uso do celular é estendido e passamos muito tempo mexendo no aparelho, tente sempre segurá-lo na altura do rosto, ou usar um suporte para isso.

Essas dores são geradas principalmente durante a jornada de trabalho, tente sempre que possível fazer pausas curtas para se mexer e diminuir a tensão acumulado nos músculos. Além disso, tenha uma rotina de atividade física, um dos melhores remédios para prevenir essas dores e te corrigir no dia a dia.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Blog do Fernando Guerreiro