Topo

Fernando Guerreiro

Evite erros que provocam a perda de massa muscular

Fernando Guerreiro

06/07/2019 04h00

Crédito: iStock

Quem pratica atividade física de forma constante e intensa precisa manter a atenção para não cair no catabolismo muscular, mas o que é isso?

Catabolismo muscular é quando acontece a degeneração dos tecidos musculares, que pode ser provocada por alguns fatores: má alimentação, excesso de bebida alcoólica, falta de sono, treinos que excedem os limites fisiológicos.

É muito importante se atentar e não cometer esses erros, para permitir que o organismo consiga fazer uma boa regeneração dos tecidos musculares. Assim, você terá condições de aumentar a massa muscular, elevar a intensidade nos treinos e, dessa forma, atingir seus resultados de forma segura e eficaz.

Como você pode evitar o catabolismo?

1 – Dê ao seu corpo as substâncias necessárias para a recuperação adequada, como carboidratos, proteínas, gorduras, água, vitaminas, minerais e antioxidantes. Dietas que não são balanceadas ou preparadas para a necessidade do seu corpo devem ser reavaliadas.

2 – Entenda e respeite o tempo de descanso do corpo. Dar esse tempo permite que os músculo se regenerem;.

3 – Treine de forma coerente ao seu condicionamento físico, respeite o número de repetições, a carga que irá utilizar e o tempo de cada sessão de treino. Excessos podem custar caro. Para quem treina sozinho e monta sua própria série de exercícios, com de dicas e redes sociais, fique atento até onde isso está sendo benefício.

Não é errado você ter objetivos estéticos, mas os cuidados com corpo e com a saúde devem andar sempre lado a lado. Então, todo cuidado é válido tanto para quem deseja ganhar massa muscular, quanto para emagrecer ou diminuir o tempo na corrida… Nunca vale a pena colocar a sua saúde em risco por qualquer outro tipo de resultado, performance ou beleza. Não perca a noção e muito menos o respeito pela sua saúde.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.