Topo

Fernando Guerreiro

Treinos curtos e intensos trazem mesmo melhores resultados?

Fernando Guerreiro

22/06/2019 04h00

Crédito: iStock

Com a popularização de treinos curtos e intensos como o HIIT, uma dúvida que muitas pessoas têm é de quanto tempo os seus treinos devem durar. Se devem investir em treinos curtos com alta intensidade ou treinos mais longos com intensidade mais baixa.

Exemplo: o que é melhor? Correr 1 km na velocidade máxima que puder ou correr 5 km num ritmo tranquilo que você possa ir até o fim?

Precisamos entender que são diferentes estratégias de treinamento, as duas estratégias podem ser bem utilizadas na mesmo macroperiodização, segundo o médico do esporte Dr. Diego Dias (RQE 11617). Mas as duas formas de estimulação promovem de maneira eficaz o resultado de consumo energético e podem beneficiar a estimulação muscular de diferentes maneiras. Ou seja, não existes melhor ou pior. As duas funcionam e devem ser adotadas conforme o objetivo, experiência no treino, tempo disponível e motivação de cada aluno.

Nos treinamentos com períodos mais curtos a intensidade deverá ser mais alta, podendo ser elevada por meio de carga, velocidade, inclinação, tempo de descanso etc. Já nos treinos mais longos buscamos uma compensação da intensidade mais baixa pelo tempo que o corpo se mantém em atividade, exercícios em que frequência se mantém mais estável e controlada.

Optar por apenas uma estratégia de treino nem sempre será a melhor escolha, até porque o seu corpo com passar do tempo irá se adaptar aos estímulos. Para que você tenha mais resultados e as suas séries de treinamentos sejam mais eficazes, procure alternar os estímulos de baixa e alta intensidade ou passar por uma periodização adequada, de acordo com a busca dos seu resultados.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.