Topo

Fernando Guerreiro

3 dicas para disciplinar seu corpo e ser mais saudável

Fernando Guerreiro

08/06/2019 04h00

Crédito: iStock

Uma coisa é muito clara, não é fácil manter a sincronia entre o corpo físico e a mente. Muitas vezes, o corpo determina um padrão em que a mente não está forte o suficiente para vencer, e é aí que começa uma batalha entre os desejos do corpo e as necessidades da mente.

O nosso corpo não quer naturalmente obedecer, precisamos treiná-lo pra isso. Haverá momentos em que os dois entrarão em conflito direto, haverá momentos em que estaremos cansados e fracos, tendo de abrir mão de algo que o corpo aprecia, precisando dormir em lugares impróprios, levantar em horários dos quais preferíamos continuar descansando, comer coisas que não desejamos, recusar alimentos que realmente gostaríamos de ingerir, abandonar hábitos que as vezes relaxam-nos fisicamente e assim por diante. O corpo precisa aprender que existem necessidades a serem cumpridas.

Qual é a nossa principal responsabilidade com corpo?

Precisamos além de cuidar do nosso corpo, comandá-lo. Precisamos que o nosso organismo esteja limpo, em ordem e sempre em condições de desempenhar sua função de forma eficaz. Isso não significa que a aparência exterior comandará sempre, mas o fato é que se não fizermos exercícios, se não nos alimentarmos de forma saudável ou se estivermos constantemente cansados fisicamente é quase impossível sermos produtivos na vida, no trabalho, família e amigos.

Três dicas para treinar seu corpo:

1. Seu "não" precisa ser firme

Descubra qual desejo físico seu corpo gosta de satisfazer ou não. Por exemplo, você gosta de comer determinado alimento? Você sairia do seu caminho costumeiro para conseguir este alimento? Estou falando agora especificamente de algum alimento reconfortante, mas totalmente inadequado pro seu momento.

Quando surgir a oportunidade de comer esse alimento, diga não para o seu corpo e observe a reação. Se o seu corpo reage duramente com você, há muito trabalho pela frente para treinar. Você precisará ser forte e usar o potencial da sua mente para manter o seu NÃO. Uma ferramenta importante nesses casos é não deixar com que as pessoas a sua volta consigam persuadir o seu NÃO, só você sabe dos seus propósitos e necessidades.

2. Acorde, desligue-se

O seu corpo gosta de dormir? O quanto você passa dos seus horários limites? É necessário treinar o seu corpo pra acordar qualquer hora do dia e ficar totalmente alerta, é como se você acordasse e dissesse: "corpo, acorde agora e fique bem esperto!" Não existe negociação com o seu corpo, você não pode deixar que ele alegue qualquer coisa do tipo "preciso de um pouco mais".

Você não pode permitir que seu corpo governe sua vida, é você quem decide quando é a hora de acordar e de dormir. A sua mente tem uma programação e o seu corpo precisa acompanhá-la.

Cada modo soneca a mais no seu despertador é mais um sonho de conquista seu indo dormir também.

3. Planeja ser saudável

Você precisa fazer uma programação para se alimentar, dormir e se exercitar adequadamente. Esta parte é difícil porque exige um hábito permanente. Você precisa criar tempo e disciplina.

  • Verifique se a sua agenda de trabalho é uma variável imutável na sua vida.
  • Decida quantas horas diárias de sono você precisa para se sentir renovado.
  • Faça uma lista de coisas que você prioriza e já comece seu dia por essas, sendo as mais legais ou não.
  • Prepare uma agenda de exercícios físicos. Também se pergunte o que você espera praticando essa atividade.

Você encontrará tempo para as coisas que são importantes para você.

Não é o inverno que faz com que você pare de se exercitar, ou de fazer qualquer outra atividade que você deva… Talvez seja a sua vontade de fazer isso de verdade.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.