Topo
Fernando Guerreiro

Fernando Guerreiro

Categorias

Histórico

Supere a preguiça e potencialize seus ganhos treinando no frio

Fernando Guerreiro

2018-05-20T19:04:00

18/05/2019 04h00

Crédito: iStock

Quando o frio chega, é normal que a a vontade de se exercitar diminua. Para muitos, é realmente difícil ter a motivação para vencer a briga contra as baixas temperaturas, e  o resultado disso é uma grande correria nos próximos meses pra compensar o tempo perdido pro verão.

Mas saiba que a temporada de frio pode ser a melhor para potencializar seus ganhos e melhorar o seus resultados.

Se exercitar no inverno tem inúmeros benefícios, como:

– Com a temperatura baixa, o corpo precisa produzir mais calor para manter sua temperatura estável. Se no verão, você gasta uma média de 600 kcal correndo por 50 minutos, no inverno você gasta cerca de até 780 kcal durante o mesmo tempo de atividade, uma diferença significante de até 30% de calorias a mais sendo queimadas.

– Justamente pela queima a mais de calorias, se exercitar no inverno diminui o possível ganho de peso durante esta época, na qual muitas pessoas tendem a cometer excessos.

– Se você quer estar em forma no verão, treinar no frio é fundamental, manter a rotina de exercícios no inverno é o que fará com que o seu corpo esteja em forma na época mais quente, colhendo os resultados do ano e com os resultados do esforço de agora. Pensando na saúde, não é tão saudável começar uma dieta e uma rotina de exercícios pensando em ver os resultados na mesma hora. É necessário preparar o seu corpo e começar aos poucos, além de saudável isso fará com que seus ganhos sejam mantidos por muito mais tempo!

– Como em qualquer outra época do ano treinar no inverno ajuda a melhorar seu humor, pela liberação de hormônios. Abandonar os treinos durante o frio pode prejudicar o modo como você se sente, além de possivelmente desregular o sono e o apetite.

Várias razões para não abandonar a rotina, certo? Para facilitar a rotina, deixe suas coisas de treino separadas– roupas, tênis, meia, garrafa de água e o que mais precisar. Pode parecer bobeira, mas ajuda a não ter mais motivos para a autosabotagem.

Também lembre-se de aquecer antes dos exercícios. Para que não ocorra nenhuma lesão durante o treino, seus músculos precisam de um tempo a mais pra se preparar pra carga.

Por fim, fique atento à hidratação — no calor a sensação de desidratação é maior, mas isso não significa que não existam perdas significativas no frio.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.