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Fernando Guerreiro

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Dor muscular após o treino? Veja o que fazer para minimizar o problema

Fernando Guerreiro

2027-04-20T19:04:00

27/04/2019 04h00

Crédito: iStock

A fadiga muscular é caracterizada pelo cansaço do músculo após um grande esforço físico. Uma das causas pode ser por um erro alimentar antes do
treino, pois a baixa oferta de carboidratos nessa refeição pode reduzir a sua eficiência, propiciando fadiga com maior facilidade. Séries muito intensas, seja por alto número de repetições, seja por elevada carga também podem ser responsáveis.

Conversei com o médico do esporte Diego Dias, que recomenda a realizar a ingesta alimentar 30 minutos antes do início da atividade física. A hidratação adequada também exerce influência na velocidade de instalação da fadiga. Por isso, é importante manter uma dieta normal durante o dia e a correta reposição hídrica após a atividade.

Um dos sintomas que acompanha a fadiga é a dor muscular, que ocorre devido à resposta inflamatória gerada pela rotura de fibras musculares, e também pelo acúmulo lactato no músculo.

Geralmente, a dor muscular surge de 24 ou 48 horas depois do treino. Você pode tomar algumas medidas para alivio desse sintoma:

1. Fazer uma compressa quente com bolsa térmica: isso faz com que os vasos sanguíneos dilatem, aumentando o fluxo de sangue na região, relaxando os músculos, diminuindo a dor;

2. Tomar um banho quente: o calor ajuda a relaxar os músculos, aliviando a dor muscular;

3. Massagear a região com gel ou pomada anestésica;

4. Respeitar o intervalo de descanso que o músculo trabalhado precisa para se recuperar (de pelo menos 24 horas)

5. Fazer sempre exercícios de aquecimento: eles preparam os músculos para o treino, diminuindo o risco de lesões;

6. Fazer sempre alongamentos no final do treino: os exercícios ajudam a minimizar a dor;

Não deixe a dor interromper seu treino, siga as dicas e não perca o foco dos seus objetivos.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.