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Seis cuidados simples que é importante você ter após correr

Fernando Guerreiro

30/03/2019 04h00

Crédito: iStock

Dos corredores de fim de semana aos atletas amadores e até profissionais,  a coisa mais comum é sentir aquele cansaço muscular e/ou uma dorzinha pós-treino.

Isso é inevitável quando você se esforça no exercício. Mas como diminuir esses sintomas e melhorar a recuperação depois de um treino forte de corrida?

Simples: com alguns cuidados pós-treino –que muitas pessoas nunca dão a devida atenção. A seguir, mostro medidas que ajudarão na sua recuperação e, dessa forma, você irá melhorar o seu desempenho nos seus próximos treinos e competições.

1. CAPRICHE NA HIDRATAÇÃO: Sim, durante o exercício é muito importante ingerir líquidos, e no pós-treino é tão importante quanto. Nesse momento, a hidratação adequada proporcionará a reposição dos líquidos, essencial para o metabolismo. Se o treino foi muito intenso ou longo (acima de uma hora) também pode ser necessário repor os eletrólitos (sódio, cloro, potássio etc.) perdidos com a respiração e transpiração durante a corrida.

2. CONSUMA CARBOIDRATOS: Para esse momento de recuperação é recomendado consumir carboidratos de fácil absorção, presentes em frutas, sucos naturais ou água de coco. Esses carboidratos que irão repor os estoques de glicogênio e manterão o padrão anabólico, isso proporcionará o reparo do tecido muscular. Saber com quais alimentos seu organismo se relaciona melhor é muito importante também.

3. FAÇA CRIOTERAPIA: Extremamente eficiente, esse é uma técnica em que as suas pernas ficam imersas num balde ou recipiente cheio de água e gelo, normalmente por quatro a 15 minutos –o período depende da temperatura da água. Esse método fará com que os vasos sanguíneos se contraiam e, logo após o período de imersão no gelo, a circulação sanguínea na região aumenta e a musculatura relaxa. A técnica ajuda a prevenir dores e inflamações musculares.

4. ALONGUE: Uma boa sessão de alongamento pode relaxar as fibras musculares e deixar a musculatura mais flexível.

5. INVISTA NA MASSAGEM OU LIBERAÇÃO MUSCULAR: O benefício dessas técnicas é promover uma soltura dos músculos que estão tensos devido à carga de treino. Uma sessão de massagem ajudará a desfazer os famosos "nós", que muitas vezes só com alongamento não resolve.

6. DURMA BEM: Ter um tempo de sono adequado ajuda na liberação de alguns hormônios que auxiliam na recuperação muscular. Por isso uma vida noturna agitada não combina com atletas que querem ter bom rendimento nos treinos.

São cuidados simples assim que poderão te ajudar a ir mais longe.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.

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