Topo

Fernando Guerreiro

Acha pilates moleza? Está enganado! Método fortalece o corpo todo

Fernando Guerreiro

16/03/2019 04h00

Crédito: iStock

Se engana quem pensa que pilates é só alongamento ou exercício para idoso. Olhando de fora, os movimentos até podem parecer tranquilos, com pouca carga e uma bela plasticidade. Mas é preciso fazer uma aula para realmente sentir tudo o que o pilates é.

Por ser uma atividade de baixo impacto e poucas repetições, o método é indicado para qualquer idade e para todas as condições físicas. Mas nem por isso os exercícios são fáceis. Os treinamentos são individualizados e podem ser graduados de acordo com as necessidades e objetivos de cada um.

Claro que o pilates também trabalha alongamento e mobilização articular, proporcionando melhor qualidade de vida e diminuindo dores e tensões. Mas o treinamento é muito mais completo, proporcionando o seguinte.

– Fortalecimento do corpo todo Os exercícios globais exigem que o praticante trabalhe sua coordenação motora ativando vários grupos musculares simultaneamente.

– Consciência corporal postural Leva o praticante ao estágio de aumentar a compreensão do próprio corpo.

– Propriocepção Ajuda o praticante a reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo.

Essa técnica possui uma variedade enorme de exercícios que trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo. E os aparelhos podem ajudar ou dificultar a execução dos movimentos, buscando desafios. Por isso, as aulas são sempre diferentes.

Assim, o pilates consegue desenvolver um treinamento especifico para cada um e para cada esporte, afirma a fisioterapeuta Priscilla Galbiati.

Muitos atletas profissionais e amadores se beneficiam do pilates como base para seus treinamentos, obtendo mais equilíbrio muscular e melhora na execução dos movimentos, assim como pessoas que buscam simplesmente melhorar seu desempenho no dia a dia.

Mexa-se, marque sua aula e vá experimentar novos estímulos.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.