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Fernando Guerreiro

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Crossfit é melhor para emagrecer ou ganhar músculos?

Fernando Guerreiro

2009-03-20T19:04:00

09/03/2019 04h00

Crédito: iStock

Com certeza você ouviu falar que o crossfit é a atividade da moda, e de fato o número de pessoas praticando essa modalidade aumentou de forma considerável. Em pouco tempo o Brasil já se tornou o segundo país com mais boxes (academias) de crossfit –o líder do ranking é Estados Unidos, onde a modalidade foi criada.

O mais legal é que a modinha está sendo cada vez mais aceita pelos brasileiros, e tem conquistado o público por ser uma modalidade de exercícios que, quando praticada corretamente, mostra os resultados que as pessoas geralmente têm esperado por anos em outras modalidades.

Quando se trata de resultados físicos, geralmente se fala em duas coisas, emagrecer e ganhar massa magra. A dúvida é: pra qual dos dois objetivos o crossfit é bom?

Ganho de massa ou perda de peso?

Na verdade, por ser uma modalidade de alta intensidade, com treinos em que os exercícios físicos se misturam entre ginástica olímpica, levantamento de peso e as atividades de condicionamento metabólico (corrida, bike, pular corda etc.), é uma modalidade que emagrece e faz o praticante desenvolver muita massa muscular.

E justamente pela natureza do seus exercícios, que trabalham com força, flexibilidade, resistência muscular e capacidade cardiovascular, que ele se torna uma modalidade que pode ser praticada por quem busca resultados diferentes. Os exercícios de força promovem ganho de massa muscular e junto com os exercícios metabólicos há a queima elevada de calorias.

Em alunos avançados, um treino de 30 minutos pode até queimar mais de 750 calorias. Isso é dado por causa da alta intensidade dos exercícios, que aceleram bastante o metabolismo. Com a combinação ideal dos exercícios, ele ainda proporciona um ótimo condicionamento físico e fortalecimento.

Uma atividade ideal para quem deseja ficar mais forte e não vê resultados ou já está cansado de ficar puxando ferro na academia. Lembrando que são duas modalidades bem diferentes.

Mas fique atento também ao tipo de alimento consumido no dia a dia, é sempre importante ter um profissional de nutrição acompanhando sua dieta, nenhum treino é milagroso o suficiente para trazer resultados sem uma boa alimentação.

Alguns cuidados devem ser tomados ao iniciar a prática dessa modalidade, principalmente para quem não está acostumado a sentir dores musculares por causa da exigência de um treino duro. É importante consultar um profissional para saber se você está apto a praticar o crossfit . Mas calma, no início de qualquer atividade física a carga sempre será mais leve e alguns exercícios adaptáveis, tudo de acordo com os objetivos e necessidades de cada praticante.

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Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.