Topo

Fernando Guerreiro

Entenda por que a musculação é uma ótima aliada dos corredores

Fernando Guerreiro

02/03/2019 04h00

Crédito: iStock

A musculação não precisa ser encarada como uma atividade acima do bem e do mal para os corredores. Para muitos é uma questão de amor e ódio ir pra academia se exercitar além dos treinos de corrida, para outros é questão de tempo, faz o que da pra fazer.

E nesse momento surgem algumas dúvidas como:

Se eu treinar musculação de forma regular terei músculos mais fortes e resistentes para correr?

Sim, você conseguirá melhorar sua performance, e poderá adquirir melhores resultados.

Se eu não treinar musculação posso me machucar?

Não, não é uma certeza de que irá se machucar, porém, está bem condicionado além das pistas tem um fator importante na prevenção de lesões.

Quando você consegue treinar musculação com consistência, você cria uma base mais sólida e mais firme. Com o treinamento a tendência é que você tenha
músculos mais fortes resistentes e com isso você consegue traçar metas mais ambiciosas. Se você busca desempenho de velocidade, com músculos mais fortes e resistentes você passa a ter mais capacidade de tolerar um treinamento de alta intensidade, quanto mais duro os treinos maiores são as metas.

Essa preparação a mais pode ser a diferença entre você conseguir completar sua planilha de treinos buscando seus recordes ou ter alguma lesão tentando.

Atentando-se também ao fato de que músculos mais treinados, respondem melhor no período de descanso, ocorre uma recuperação mais completa, sua musculatura não foi tão castigada comparando com alguém que não tem o mesmo preparo, isso é claro, respeitando sempre as cargas determinadas pelo treinador. Tome cuidado com os excessos, existe uma carga de treino que seu corpo pode absorver, se exercitar além disso progressivamente diminui a sua performance. Busque sempre o equilíbrio entre as práticas esportivas e as outras tarefas da vida que você realiza durante o dia.

E se os seus desafios já são mais para uma corrida recreativa, você está iniciando nas pistas, essa preparação te ajudará como um fator de segurança, isso vai gerar a confiança para que você encare as primeiras passadas sem aquele medo de se lesionar.

Um dos principais objetivos da musculação quando se fala em corredores é esse: preparar o seu corpo para suportar o ritmo dos treinos e das provas.

Os treinos devem ser prescritos por um profissional da área logo após uma avaliação do seu caso, é sempre importante estabelecer uma linha de especificidade na sua rotina.

Dedique tempo para construir uma base sólida e sustentável.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.