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HIIT, Tabata e EMOM: conheça estes treinos intensos que detonam calorias

Fernando Guerreiro

09/02/2019 04h00

Crédito: iStock

Está chegando a hora de uma das maiores e mais tradicionais festas que temos, o Carnaval, que é "regado" de viagens, bloquinhos, praia…

Cada um com seu programa, deseja ter um tempo de muita diversão. E, para muitas pessoas, estar em forma é importante para curtir ainda mais os dias de festa.

Conheça três formas de treinos rápidos que são ótimos para detonar calorias e acabar com o excesso de gorduras que está incomodando.

Esses três treinos estão muito ligados ao que falei no último post sobre a frequência cardíaca ideal para queimar de gordura.

O mais interessante é que esses treinos são rápidos e podem ser feitos sem acessórios, em qualquer lugar.

1- HIIT (Treino Intervalado de Alta intensidade)

Esse treino basicamente utiliza a variação de intensidade, ou seja, por um momento você exercita o seu corpo buscando chegar o mais próximo da sua frequência cardíaca máxima, e no momento de descanso (que pode ser 100% parado, ou uma pausa ativa, que é quando você descansa dando outro estímulo menos intenso.

Exemplo:

  • 2 minutos de corrida (buscando o seu máximo);
  • 1 minuto de descanso (para ser melhor aproveitado, execute uma prancha.

Se você não está bem condicionado, experimente repetir essa séries por 5 vezes.

Já você que está melhor condicionado, experimente de 7 a 10 séries.

2- Tabata

Nesse treino, o cronômetro é quem baseia seu treino. Você faz 20 segundos de exercício intenso e descansa por 10. Normalmente, cada bloco de exercícios tem quatro minutos, ou seja, são oito rounds.

Você pode escolher exercícios de alta intensidade (correr, pular corda, burpee) e intercalá-los com exercícios de baixa intensidade (prancha, caminhada), o ideal é que você pratique de três a cinco rounds em cada sessão de treino.

E o que é muito interessante que você pode variar diferentes tipos de exercícios, contando muito com a criatividade. Mas é sempre importante ressaltar a importância de um profissional da área pra te acompanhar.

3- EMOM

Na tradução da sigla para o português, EMOM significa todas as repetições dentro do minuto.

Esse é um treino cascudo, que dá até arrepio pra quem já praticou. Funciona assim, você tem um minuto para completar as repetições de um movimento. Se terminar antes, em 43 segundos, por exemplo, descansa por 17 segundos antes de partir para a próxima série.

Exemplo: 15 minutos de EMOM

  • Primeiro minuto: 30 polichinelos
  • Segundo minuto: 20 abdominais
  • Terceiro minuto: 20 agachamentos

Faça essa série cinco vezes.

Eu usei esses exercícios como exemplo, mas você e seu o professor podem usar diversos outro exercícios, deixando o treino muito mais voltado para as euas necessidades.

Gostou das dicas? Carnaval está próximo  mas ainda dá tempo… Escolha um treino e já comece a queimar essas calorias.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.

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