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Corra de lesões! Veja dicas para evitar ficar afastado dos treinos

Fernando Guerreiro

19/01/2019 04h00

Crédito: iStock

Muitos olham para a corrida como um esporte que pode ajudar na transformação de vida em vários aspectos. Porém, para muitos o medo de lesões é mais assustador do que a motivação de transformação.

Mas se você quer iniciar no esporte ou já treina e pretende se manter longe de problemas, estas dicas podem ajudar.

– Lembre-se de se alongar antes e após a atividade física. Esses exercícios vão preparar a musculatura para a carga de treino que está por vir e, depois do treino, ajuda a relaxar a musculatura para diminuir os efeitos das dores.

Fazer um aquecimento completo logo após o alongamento é fundamental para evitar lesões. Além de preparar a musculatura, o aquecimentotambém lubrifica as articulações e prepara o coração para estímulos mais intensos. É imitante aquecer pernas, braços e tronco. Começar com trote leve e em diferentes sentidos.

Tenha uma rotina. É muito importante que seus treinos sejam planejados, com frequência cardíaca, velocidade e distâncias semanais adequadas. Isso facilitará a conquista dos seus objetivos de curto e médio prazo. A variação dos treino evita muitas lesões por esforço excessivo.

– Dedique-se em proteger seu corpo, treinos de fortalecimento, como musculação, funcional, pilates entre outros são ótimas formas de melhorar seu desempenho e evitar lesões.

– Lembre-se de treinar de forma consistente, isso te levará ao sucesso. Trabalhe de forma inteligente com treinos de qualidade, se necessário diminua a carga de treino, não insista na dor, de uma pequena dor pode surgir uma grande lesão, que o afastarão dos treinos por um longo período.

Parou por causa de dor nas costas?

Além das lesões nos joelhos, quadril, tendões e músculos da perna, que são muito exigidos na corrida, costumo ver muitos atletas impossibilitados de treinar por causa de dores na região da lombar.

Se for seu caso, reduza a quilometragem dos seus treinos e evite correr ladeira acima.

Utilize gelo, um grande aliado na analgesia, muito eficaz para diminuir a dor pós treino.

O uso de compressas e banhos quentes é eficaz para diminuir a dor nas costas, especialmente na fase inicial da lesão (aproximadamente após as 72 horas do início das dores). Sob orientação médica, podem ser usados analgésicos comuns e anti-inflamatórios.

Tenha cuidado com os locais em que corre, procure terrenos planos, faça uma adaptação nas suas séries e realize treinos adequados às suas necessidades. Mantenha a consistência, treinar de forma regular é essencial para evitar problemas.

Não pare de se exercitar, procure um profissional da área e encare seus desafios.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.

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