Topo

Fernando Guerreiro

Deixe o estresse e as calorias no saco de pancada da academia

Fernando Guerreiro

29/12/2018 04h00

Crédito: Istock

O boxe, uma luta milenar que por muito tempo foi vista apenas como uma disputa agressiva entre dois indivíduos, tem ganhado cada vez mais espaço nas academias e cada dia mais seus praticantes têm encontrado motivos para não faltar nas aulas.

Com o crescimento do movimento fitness, as academias sentiram a necessidade de apresentar novidades aos clientes e, nesse momento, o boxe deixa de ser apenas uma luta de troca de socos e começa a ser vista como uma excelente forma de descarregar o estresse e perder muitas calorias.

Alguns nomes surgiram, mas a essência do esporte se manteve, as técnicas dos socos, a forma de se movimentar, leve e rápido ainda se mantém, o que muda em muitos lugares é que não existe o contato físico entre os alunos, o que permite que todos possam praticar sem ter medo de se machucar, ou de ir pra uma reunião no dia seguinte com o olho roxo ou nariz quebrado, se trata muito mais de queimar calorias do que de fato praticar uma luta.

E esse tipo treino traz muitos benefícios para o corpo e mente:

A queima calórica é extremamente alta, se trata de um treino cardiovascular desde o início, o aquecimento já se torna algo desafiador para o condicionamento físico.

Condicionamento físico

Em pouco tempo a prática constante promove uma evolução incrível, além dos socos também existem combinações de exercícios como abdominais, flexões, agachamentos, polichinelos, bater corda entre muitos outros, seu corpo se torna uma máquina.

Desenvolvimento mental

Um treino que exige muita concentração e foco, você precisa estar o tempo todo ligado no que tem que ser feito. São movimentos rápidos combinados– para quem precisa melhorar a atenção– aí esta uma ótima oportunidade.

Desenvolvimento da coordenação motora

Quando necessitamos mover braços e pernas ao mesmo tempo, fazendo exercícios rápidos o cérebro começa a entender a necessidade dos movimentos com mais qualidade.

Estresse zero

Imagine como seria sair do trabalho e passar um tempo socando com toda sua força aqueles sacos de pancada… além dos socos, também existe o encontro social, com pessoas que buscam a mesma vibe.

Procure uma academia perto de você e faça uma aula experimental. Tenho certeza que você vai gostar muito.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.