Topo

Fernando Guerreiro

Não importa qual é seu esporte preferido, a regra é só não ficar parado

Fernando Guerreiro

22/12/2018 04h00

Crédito: iStock

Para muitas pessoas que buscam uma atividade física, o maior motivo pode não estar relacionado diretamente com os resultados físicos, mas sim, com o fato de que muita gente encontra maior paz de espírito quando está se movimentando. E a grande verdade é que quando se trata do mundo da atividade física o que mais deve ser respeitado é a individualidade de cada praticante, cada pessoa se identifica com um tipo de movimento e quer um objetivo, e essas escolhas são particulares e muito pessoais.

Já tiveram várias fases e tipos de pessoas ligadas a atividade física e esporte. Por algum tempo, a atividade física foi vista apenas como uma busca pelo corpo perfeito, e a saúde não costumava ser uma prioridade. Ainda assim, as pessoas treinavam buscando mais um corpo definido do que para serem atletas, mas o contexto foi mudando.

Depois de um tempo apareceram os atletas amadores, pessoas normais que buscavam seus recordes pessoais, buscando seus limites de forma intensa, indo cada vez mais longe ou mais rápido, dependendo do seu esporte, ou da sua modalidade. E para essas pessoas alguns sacrifícios foram exigidos, como acordar mais cedo, mudar alimentação, evitar encontros sociais nas noites pré-treinos longos, suportar dores físicas que antes não eram necessárias… Esses atletas amadores trouxeram uma nova visão para o esporte.

E a saúde também começou a ganhar muito espaço no meio esportivo, nunca se falou tanto em alimentação saudável e treinos inteligentes, e assim pessoas começaram a construir um estilo de vida sustentável, priorizando a qualidade de vida, e, nesse momento, o mais importante não era o esporte praticado, mas sim a forma que se praticava, intensidade e constância.

Mais recentemente, pessoas começaram a encontrar no esporte um ponto de equilíbrio para vida toda, é como um tratamento médico para alma. O esporte tem se tornado uma terapia, e de fato tem apresentado muitos resultados positivos, proporcionando que pessoas que antes não eram disciplinadas para ter uma constância da prática de atividade física pudessem encontrar resultados que tornam o treino sustentável e não os deixa desistir no meio da jornada.

A grande verdade, o que menos importa são seus objetivos, até porque eles podem mudar no meio do caminho, mas o que é mais importante é que o seu corpo entre em movimento o tempo todo, e que você tenha buscado fazer algo por você mesmo.

Então encontre algo que te faz feliz, encontre algo que te leva a buscar evolução e que te desafia a ser uma pessoa melhor a cada dia.

E sim, o esporte pode proporcionar isso para qualquer pessoa, seja alguém que busque o corpo perfeito, sejam aqueles que buscam os recordes pessoais, ou simplesmente para aqueles que buscam o equilíbrio para vida através do esporte.

Existe algo especial esperando por você… Movimente-se!

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.