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O que fazer para evitar dor cervical no dia a dia?

Fernando Guerreiro

08/12/2018 04h00

Crédito: iStock

Como está sua postura lendo este texto agora? A cabeça e a região do pescoço estão vulneráveis a diferentes estresses ao longo do dia e também por problemas como postura inadequada, acidentes com traumatismos, algumas doenças comuns do envelhecimento, como desgaste ou artrite, disfunções da mordida e muitas outras causas.

Atividades que aparentemente são inofensivas, como ler na cama, têm grande poder de provocar uma terrível dor na região do pescoço quando realizadas incorretamente, além de potencializar incômodos quando já existe alguma disfunção.

A dor na região da coluna cervical é muito comum e geralmente tem um período limitado. Os sintomas costumam melhorar em poucos dias ou semanas. Casos mais graves, que não se resolvem em até dois meses, podem se tornar um problema crônico e ir muito além da dor, resultando em perda de algumas funções do corpo, como movimentos reduzidos e encurtados, fraqueza e até diminuição da sensibilidade dos membros, com a sensação de formigamento.

Veja alguns sinais de problemas na cervical que merecem atenção:

  • Traumatismo (geralmente causador por acidentes);
  • Dor aguda repentina;
  • Dor que não passa;
  • Dor intensa durante à noite;
  • Fraqueza nos braços ou nas pernas;
  • Dor associada a outros sintomas, como febre, perda de peso, cansaço.

Em casos mais graves, um médico deve ser procurado para esclarecer qualquer dúvida.

Quando não há necessidade de procedimento cirúrgico, tratamentos clínicos e fisioterápicos podem ajudar a recuperar a função mais rapidamente e ensinar novos hábitos para reduzir a dor.

Dicas para evitar as terríveis dores

– Faça sempre exercícios de alongamento antes de dormir e logo ao acordar, movimento suavemente cabeça, ombros e pescoço.

– Mantenha sempre uma boa postura ao ler. Evite deixar o pescoço muito curvado ou com algum tipo de pressão, mantenha-o em posição neutra.

Não fique em uma mesma posição por muito tempo, nosso corpo foi feito para se movimentar.

– Na hora de dormir, usar muitos travesseiros pode prejudicar a postura. Evite isso. 

Quando for dirigir, ajuste o banco e mantenha uma distância confortável do volante. Use o encosto para cabeça.

– Regule adequadamente a altura da tela de seu computador, de modo que a cervical sempre fique em uma posição neutra. Evite ficar com a coluna muito tempo curvada. Estique-se!

– Quando for carregar algum peso, tenha uma boa postura. Evite carregar peso somente com um braço por muito tempo.

Ao falar ao telefone e fazer outras atividades, evite forçar o pescoço.

Atente-se aos detalhes do dia a dia e melhore sua qualidade de vida, eliminando dores que tiram sua concentração e alegria.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.

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