Topo

Fernando Guerreiro

Condromalácia patelar: que cuidados ter com os joelhos na musculação?

Fernando Guerreiro

01/12/2018 04h00

Crédito: iStock

Você sente dores no joelho e por isso não sabe quais exercícios pode fazer no seu treino de pernas? Nas academias, é comum ver pessoas que sofrem de condromalácia patelar –lesão em que há uma degeneração da cartilagem da articulação — com essa dúvida.

No treinamento, o principal cuidado para quem tem o problema é, sem dúvida, evitar que os exercícios gerem um desgaste ainda maior na cartilagem. Para isso, algumas dicas são importantes na hora de malhar pernas.

Mantenha uma boa frequência de treino: malhar pouco é um problema e treinar demais não ajuda em nada nesse caso. Procure trabalhar os membros inferiores até duas vezes por semana. Ir além disso não permite a recuperação necessária dos músculos e desgasta desnecessariamente as articulações.

Escolha bem os movimentos: opte por exercícios de cadeia cinética fechada (como leg press e agachamento) em vez dos de cadeia aberta (como a cadeira extensora). Lembre-se também que os músculos dos membros inferiores normalmente atuam juntos na movimentação do corpo. Então, treine-os juntos.

Não exagere no volume de exercícios: executar de dois a quatro exercícios para membros inferiores é suficiente para ter bons resultados.

Tenha muito cuidado nas execuções: para realizar os exercícios corretamente, tenha sempre auxílio de um profissional de educação física. Execute os exercícios adequadamente e cuidado com amplitudes limitadas em alguns exercícios, pois nesses ângulos há maior compressão patelofemoral e menor coativação dos músculos posteriores.

Nada de invenções: sabe aquele agachamento que seu amigo faz com uma perna com um pé apoiado na cama elástica e outro na bola de pilates? Então, não se arrisque nessas variações se elas não foram indicadas por um profissional. Muitas delas podem sobrecarregar uma articulação ou um músculo a predispor a lesões.

Com os devidos cuidados, você pode mandar aquele treino de pernas com segurança e eficiência –e sem dor.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.