Topo

Fernando Guerreiro

Como dar os primeiros passos na corrida e se apaixonar pelo esporte

Fernando Guerreiro

10/11/2018 04h00

Crédito: iStock

Existe um fenômeno chamado corrida que, de forma surpreendente, vicia e apaixona seus praticantes. Por outro lado, para muitas pessoas, correr ainda se trata de uma missão quase impossível, mesmo que seja só por alguns quilômetros. Se você está no segundo grupo e quer entrar para o primeiro, saiba que isso não é tão complicado quanto parece. Basta dar um passo, depois outro e em seguida mais um –movimento simples, exatamente igual ao ato de correr.

Independentemente de como está seu condicionamento físico atual, a parte do alongamento e do aquecimento não pode ser negligenciada. É uma fase do treino muito importante para preparar o corpo para a atividade que será feita, prevenindo possíveis lesões e também dores excessivas no dia seguinte.

Se você está numa temporada sedentária, o ideal é começar com uma caminhada leve, mas com frequência constante: de três a quatro vezes por semana, pelo menos. Isso vai ajudar a melhorar o condicionamento cardiovascular e a criar o hábito de se exercitar.

Caso você já treine de alguma forma, alterne caminhada e corrida, pois no início pode ser difícil correr o tempo todo. Esse estímulo intervalado permitirá que você se mantenha em exercício sem a necessidade de parar para respirar ou descansar. Exemplo: ande por 2 minutos e corra por 1 minuto até completar o tempo total de treino. Conforme seu corpo evoluir, diminua o tempo de caminhada e aumente o de corrida.

Realize exercícios paralelos à corrida de fortalecimento muscular (musculação, funcional, pilates, etc.). Esse é um fator que faz toda a diferença para você melhorar de forma segura e rápida.

Monte uma playlist com músicas que o motivam, isso faz com que o treino "passe mais rápido" e diminui o risco de abandoná-lo pela metade.

Defina metas. Seguir um plano gera mais disciplina. Um bom objetivo é fazer sua primeira prova de corrida, ter uma meta como essa é com certeza um forte aliado.

Apenas um cuidado, fique atento aos sinais do seu corpo, dores e cansaço em excesso podem ser um sinal de que você está indo rápido demais, seja prudente.

Let's go?

Dê o primeiro passo!

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.