Topo

Fernando Guerreiro

Invista no treino metabólico para perder gordura e definir o corpo

Fernando Guerreiro

27/10/2018 04h00

Crédito: iStock

A periodização do treinamento –ou seja, fazer mudanças na rotina de exercícios de tempos em tempos — é um fator importante para garantir resultados positivos. E investir em treinos metabólicos é sempre uma boa opção de variação para quem tem como objetivo ganhar massa muscular ou emagrecer.

Geralmente, consideramos um treino metabólico quando ele tem as características como:

  • Número de repetições altas em cada série, em geral superior a seis;
  • Os intervalos de descanso curtos entre cada série, abaixo de 1 minuto normalmente;
  • Movimentos concentrados, execução equilibrada e lenta entre as fases concêntrica e excêntrica;
  • A carga não é alta, o foco está na contração muscular;
  • O exercício provoca uma ardência na musculatura, uma sensação de cansaço extremo;
  • Os batimentos cardíacos ficam elevados durante um bom período de tempo –isso se deve ao fato de que, com um treino mais intenso, o corpo precisa de mais suprimento sanguíneo. Por isso, o coração acelera.

Dicas importantes para o treino ser intenso 

Geralmente, em séries com menor intervalo de descanso e maior número de repetições, o recomendado é treinar até a falha em vez de contar as repetições –ou seja, fazer o exercício até não ter mais força para levantar o peso.

Assim como acontece em outros métodos de treino, a falha concêntrica é fundamental para o treino metabólico. Porém, isso não significa que ela deva ocorrer sempre, tudo depende de sua periodização e de seus objetivos!

Comece com calma

Se você não está acostumado com esse tipo de treino e seu objetivo for emagrecer, é fundamental que haja um período de adaptação e base para que você tenha melhores resultados e segurança. Pessoas despreparadas ou que estão em início do processo de treinamento precisam tomar muito cuidado com as intensidades mais elevadas.

Varie os estímulos

Falando especificamente do treino metabólico, não há uma regra a ser seguida. Existem muitas variações de estímulos. Por exemplo: você pode usar pausas de descanso ativas, com o objetivo de otimizar a utilização dos substratos energéticos ao máximo.

Um bom exemplo é realizar a série com repetição até a falha muscular e no período de descanso colocar um estimulo aeróbio, como pular corda ou fazer polichinelos. Nesse caso, você vai causar ainda mais impacto em todas as vias metabólicas e otimizar o estimulo tensional. Além disso, é muito interessante variar os movimentos, usar exercícios combinados e muitas outras estratégias.

Uma coisa essencial em qualquer treino é a segurança, efetividade e qualidade dos movimentos.

É muito importante que um profissional da área programe um treino pra você, pois existem muitas variações que podem ser utilizadas, como drop-set, bi-set, tri-set, agonista-antagonista, pré-exaustão. Esses métodos servem para otimizar seu treino metabólico e ao mesmo tempo são uma forma de quebrar a monotonia

Não perca tempo, bora mexer esse corpo.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.