Topo

Fernando Guerreiro

Dry needling: as agulhas que tratam a dor muscular

Fernando Guerreiro

29/09/2018 04h00

Crédito: iStock

Você já ouviu algum colega de treino falar do dry needling —ou agulhamento seco? Essa técnica, que vem sendo cada vez mais procurada por praticantes de atividade física para tratar a dor miofascial, tende a ser confundida por muitos com a acupuntura tradicional chinesa, mas é diferente.

O agulhamento seco é uma prática ocidental baseada em princípios neurofisiológicos distintos, uma técnica invasiva que utiliza agulhas mais finas do que as da acupuntura. Sem a necessidade de medicamentos promove os efeitos de diminuição da dor miofascial e da tensão muscular, melhora atribuída diretamente à liberação dos pontos gatilho.

A dor miofascial se manifesta quando um ponto ou músculo específico do corpo é tensionado além do que as fibras musculares suportam. Este local específico é chamado de ponto gatilho. Um pequeno nódulo localizado em uma banda tensa do músculo, ou fáscia muscular. Quando palpado com as mãos é possível sentir um ressalto no local. Normalmente, os pontos gatilho são formados por fatores que incluem:

  • Má postura;
  • Excesso de exercício;
  • Movimentos repetitivos;
  • Pancadas;
  • Fraqueza muscular;
  • Desequilíbrio muscular;
  • Incoordenação motora no músculo afetado e nos grupos sinérgicos a ele.

Quando a agulha é inserida no ponto de gatilho há um aumento de fluxo sanguíneo no local, isso melhora a circulação e oxigenação dos tecidos e, consequentemente, relaxa a musculatura, as fibras tensas são desativadas pelo próprio estímulo mecânico da agulha e assim a dor diminui.

Com uma sessão que dura até 30 minutos, algumas pessoas que aderiram ao tratamento dizem que na maioria das vezes suas dores e tensões são tratadas de forma instantânea.

Vale ressaltar que o local específico em que a agulha foi inserida fica dolorida por um período pós-manipulação.

Então fica a dica pra você que tem sofrido com dores musculares e já não sabe mais como se livrar delas. Procure um profissional especializado e marque sua avaliação.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.