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Fernando Guerreiro

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Como o treino de "tiros" pode melhorar seus recordes na corrida

Fernando Guerreiro

2025-08-20T18:04:00

25/08/2018 04h00

Crédito: iStock

Para muitos corredores, o desafio no esporte é aumentar os quilômetros percorridos e fazer provas com percursos cada vez maiores. Já para outros, a grande motivação é baixar o tempo nas distâncias alcançadas, o que chamamos de bater o RP (recorde pessoal).

Você não precisa ser um corredor de performance para querer melhorar seu RP. Essa preocupação –se é que podemos chamar de preocupação — pode ser um aliado muito importante quando se trata de gerar disciplina nos treinos, por exemplo. Ter um desafio como esse também pode motivar você a ir mais forte do que imaginava que poderia naquele último quilômetro…

 

Uma das melhores formas de aumentar sua velocidade para bater um RP, independentemente da distância, é investir em treinos intervalados, popularmente chamados de treino de "tiros".

Esse tipo de atividade alterna momentos de corrida em alta intensidade com intervalos de recuperação, que podem ser um trote, caminhada ou até parado mesmo. A distância, a velocidade e o número de repetições dos tiros variam muito com a sua necessidade e a fase do treinamento que você está. O treino de tiro é enxergar a luz no fim do túnel (brincadeira).

Esses treinos de explosões aumentam a absorção de oxigênio pelos músculos, isso permite que você consiga correr com uma intensidade de esforço mais elevada por mais tempo.

Cuidados importantes ao fazer este tipo de treino

  • Para quem está iniciando é muito importante que esse tipo de treino seja feito apenas uma vez por semana. Por sua alta intensidade, essa corrida muito mais forte pode provocar um desgaste articular e muscular que exige um tempo maior de recuperação.
  • Para evitar lesões, faça um aquecimento antes dos tiros com corrida leve e exercícios educativos. Como os músculos serão muito exigidos, é importante estarem bem preparados.
  • Procure locais seguros para treinar. O ideal é que os tiros sejam realizados em pistas com um piso bom, sem buracos. Se for treinar à noite, corra em um lugar bem iluminado. A esteira pode ser um boa aliada.
  • Tente manter uma intensidade parecida em todos os tiros. Não é interessante queimar a largada nas primeiras séries, correr muito rápido e ter que abandonar o treino por exaustão antes do fim. Em alguns casos, fazer um treino progressivo também é boa opção.
  • Respeite o tempo de recuperação entre cada tiro, esse tempo correto vai permitir que você chegue até o fim do treino.
  • Consistência é uma palavra-chave para esse tipo de atividade. Não será em um treino que você vai bater seu RP. Não exagere no volume de uma única sessão.
  • Use um aplicativo de celular ou relógio com GPS para marcar tempo e distância facilita muito o treino.
  • Ter um profissional da área para te orientar é sempre importante.

Esse tipo de treino com tiros fortes é essencial para qualquer corredor que busca melhorar seu desempenho. Para manter ou aumentar sua velocidade de forma consistente, para cada corredor existe um ajuste a ser feito, de acordo com sua capacidade e metas.

Para quem busca desempenho também é fundamental treinos de fortalecimento (musculação) para melhorar a condição muscular e também prevenir possíveis lesões.

Voe baixo, quebre seus recordes!

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.