Topo

Fernando Guerreiro

Você sabe o que é o drop do seu tênis? Qual a importância dele na corrida?

Fernando Guerreiro

18/08/2018 04h00

Crédito: iStock

Muito tem se falado a respeito do tamanho (ou altura) do drop do tênis escolhido por cada corredor. Você sabe o que é isso e qual a importância dele?

O drop é a diferença entre a altura em que seu pé fica apoiado na base do calcanhar do calçado e a altura do apoio da planta do pé dentro do tênis. Ou seja, não é uma relação apenas de altura da sola do tênis. Você sabia disso?

No mercado existem algumas versões, hoje vou falar de duas delas:

Minimalista

São os tênis que têm a diferença de altura geralmente entre 0 milímetro (mm) e 0,8 mm. São calçados bem fininhos, baixos, que tentam chegar bem próximo do que seria uma corrida descalça. Que remetem um visual de ser mais "rápido" do que confortável.

Maximalista

São tênis que têm como principal característica a sua altura e sua capacidade de amortecimento e conforto. Aparentemente são calçados mais pesados e "lentos".

Em que a escolha interfere?

Muitos discutem sobre lesões, e alguns estudos trazem respostas práticas de testes feitos com corredores que usaram produtos diferentes. Os dados comparativos mostram que não há diferença entre a quantidade de lesão entre corredores que usaram tênis com drop entre 0 mm e 10mm.

No geral o drop não é a principal influência na taxa de lesão entre os corredores. Entretanto, de forma sutil, os resultados apontam que os tênis com drop menor não são mais indicados para corredores regulares.

Um fato muito importante é que normalmente uma lesão é multifatorial, não se trata apenas do drop e sim de um conjunto de fatores.

Se você ainda tem dúvidas, ou receio de se decidir, o mais indicado é buscar por um fisioterapeuta e realizar uma avaliação biomecânica/postural para ter uma noção mais clara de qual tênis é o mais apropriado pra você.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.