Topo

Fernando Guerreiro

Como manter uma rotina de treinos sem ser o chato da roda?

Fernando Guerreiro

21/07/2018 04h00

Crédito: iStock

Uma grande dúvida para quem quer entrar na vida fitness é: como manter uma rotina de treino ou dieta rigorosa sem perder o convívio social? Pode ficar tranquilo que a resposta é muito mais simples do que se imagina, mas vamos aprofundar em muito mais do que apenas uma resposta.

Tudo depende do quanto você almeja conquistar seus resultados, se eles realmente valem a pena, qual o sacrifício, a dieta, e até o convívio social. Inclusive, quando o assunto é convivência pode ser preciso repensar as escolhas.

Dependendo dos seus hábitos anteriores, pode ser realmente necessário abrir mão de algumas atividades que te levam na contra mão dos resultados que você busca. Por exemplo, se você tem treino marcado para sábado de manhã, não vai ser uma boa ideia sair na sexta noite, beber além da conta, comer porcarias e voltar tarde para casa, é receita para o fracasso na academia no dia seguinte. A questão não é sair ou não, mas sim, como você se comporta naquele ambiente e quais são suas prioridades.

Portanto, a não ser que você busque alta performance, ter um equilíbrio entre os treinos e os eventos sociais é o que vai te sustentar na rotina de treino e dieta, na busca por um estilo de vida saudável.

Quando falamos de estilo de vida, pensamos em alguns pontos que respondem essa dúvida:

  1. A dedicação na busca pelos resultados físicos deve ser proporcional à dedicação em outras áreas. Isso é importante para o treino não se tornar algo que te afasta das pessoas.
  2. Sua saúde é muito mais importante do que seu percentual de gordura, alguns métodos rigorosos demais, a médio prazo podem te prejudicar mais do que proporcionar resultados.
  3. Seus amigos são seus pontos de apoio, tornar eles parte da sua rotina é muito mais sustentável para os seus resultados do que se afastar deles.
  4. Não tenha pressa, crie uma rotina agradável, saiba diferenciar os momentos de treino e os momentos de lazer, fazendo isso você atrai seus amigos e eles acabam indo na sua "vibe" de treinar e comer bem. Mostre que não é algo exagerado, que eles conseguem e vai valer a pena.

Construa seu estilo de vida aos poucos e leve com você as pessoas que vão e ajudar nisso.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.